18.7 C
Rondonópolis
 
 

Justin Trudeau toma posse amanhã como primeiro-ministro do Canadá – 14h00′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O líder do Partido Liberal do Canadá, Justin Trudeau, se tornará oficialmente amanhã primeiro-ministro, após ter vencido as eleições gerais de 19 de outubro, em uma cerimônia de juramento em Ottawa.

Trudeau, que derrotou o Partido Conservador – do até agora primeiro-ministro, Stephen Harper, assumirá o cargo às 10h30 (13h30 em Brasília) em Rideau Hall, a residência em Ottawa do Governador Geral do Canadá, David Johnson, o chefe de Estado canadense.

Junto com Trudeau também jurarão seus cargos os integrantes de seu primeiro governo, cujos nomes ainda não foram revelados pelo Partido Liberal.

Trudeau, de 43 anos, a segunda pessoa mais jovem da história do país a chegar à chefia do governo, prometeu durante a campanha eleitoral que 50% de seus ministros serão mulheres, e que buscará mais diversidade étnica em seu gabinete.

Contra toda previsão, o Partido Liberal conseguiu uma grande maioria sobre seus dois principais adversários, os conservadores e os social-democratas do Novo Partido Democrático (NPD).

Os liberais conseguiram 39,4% dos votos e ocuparão 184 das 338 cadeiras da câmara baixa do parlamento canadense, 148 a mais do que o que conseguiram nas eleições de 2011.

Por sua vez, o Partido Conservador de Harper passou de 159 deputados a 99, ao somar 31,8% dos votos; e o NPD, de 95 a 44, após conquistar 19,7% dos eleitores.

A vitória de Trudeau, filho de Pierre Trudeau, primeiro-ministro do Canadá de 1960 a 1984, exceto por um breve período entre junho de 1979 e março de 1980, despertou grandes expectativas tanto em nível nacional como internacional após quase 10 anos do governo Harper.

As autoridades canadenses preveem que um grande número de pessoas vá a residência oficial do Governador Geral do Canadá, chefe de Estado canadense em representação da rainha da Inglaterra.

A cerimônia de posse será realizada no interior da residência para um número reduzido de convidados, mas Trudeau decidiu abrir as portas do Rideau Hall, como se chama o edifício oficial, para que o público possa presenciar a chegada do líder liberal e sua saída como primeiro-ministro do país.

Trudeau também decidiu que, em vez de chegar ao Rideau Hall em uma limusine, os ministros do novo governo liberal irão juntos para a cerimônia de juramento de seus cargos de ônibus.

Essas são algumas das mudanças que o novo primeiro-ministro prometeu para romper com o estilo fechado e personalizado imposto por Harper quando chegou ao poder em 2006.

Essa mudança de estilo também será visível no cenário internacional.

Embora um porta-voz do Partido Liberal tenha dito à Agência Efe que as primeiras viagens internacionais de Trudeau só serão confirmadas após ele assumir o cargo, espera-se que participe nas próximas semanas de quatro cúpulas internacionais.

Trudeau deve viajar à Turquia dias 15 e 16 de novembro para assistir a cúpula do G20. Depois para as Filipinas, onde participará da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec); em seguida para a cúpula dos líderes da Commonwealth, em Malta e, finalmente, em dezembro à cúpula sobre a mudança climática de Paris

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img