
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de ontem (30), a Operação Rota 64 para cumprimento de 30 ordens judiciais, com foco no combate aos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e à atuação de facções criminosas nas cidades de Cáceres, Rondonópolis e Mirassol D’Oeste.
As ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar e 14 de bloqueios de contas bancárias, foram expedidos pela Quarta Vara Criminal de Cáceres com base em investigações da Polícia Civil iniciadas há cerca de dois anos.
A operação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, em parceria com a Delegacia Regional de Cáceres, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis e Delegacia Regional de Rondonópolis.
Os trabalhos buscam desarticular a atuação de facções criminosas que atuam no corredor do tráfico de drogas, entre as regiões de Cáceres e Rondonópolis, principalmente pela BR-070, rota frequentemente utilizada para o transporte ilícito de entorpecentes e recursos financeiros provenientes da atividade criminosa.
As investigações iniciaram em janeiro de 2023, após a equipe da Polícia Rodoviária Federal realizar a prisão em flagrante de um integrante de facção criminosa, que saiu da cidade de Rondonópolis com destino a Mirassol d’Oeste, com a missão de buscar entorpecentes.
O delegado Regional de Cáceres, Higo Rafael Ferreira de Oliveira, reforçou a importância da atuação integrada das unidades da Polícia Judiciária Civil, bem como da cooperação entre diferentes regionais, para desmantelar redes criminosas e coibir suas atividades.
“A Polícia Civil segue empenhada em fortalecer suas ações estratégicas e repressivas, garantindo mais segurança à população mato-grossense. As investigações seguem em andamento para aprofundar as apurações sobre a atuação dos grupos criminosos identificados”, disse.
Rota 64
O nome da operação faz alusão à rota utilizada pelas facções criminosas para o transporte de entorpecentes e também simboliza a integração entre as duas regionais, Rondonópolis (Risp 4) e Cáceres (Risp 6), no enfrentamento ao crime organizado.




Os bandidos estão extorquindo os comerciantes do camelódromo em Rondonópolis. Os lojistas estão com medo de denunciar porque no Cisc os policiais falam que alguém tem que fazer o B.O.; isso é um absurdo! Todos tem famílias, filhos. Quem é que vai por o CPF lá na ocorrência? A polícia tem o dever de manter a população segura. Não é de hoje que o Brasil precisa de pena de morte.