ExpoArca reúne mais de 400 veículos e busca arrecadar 20 toneladas de alimentos em Rondonópolis

Evento gratuito segue até domingo no Parque das Águas, com clássicos de diferentes épocas, shows de rock e programação inclusiva

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -
(Foto: Maurício Renner)

.

A 4ª Exposição Mato-grossense de Carros Antigos, a ExpoArca, reúne neste fim de semana mais de 400 veículos no Parque das Águas, em Rondonópolis. A programação começou na sexta-feira (24) e segue neste sábado (25) e domingo (26), com entrada gratuita.

Carros clássicos, motocicletas, caminhões e ônibus raros ocupam o espaço localizado junto ao Casario, às margens do Rio Vermelho. Além da exposição, o público encontra praça de alimentação, brinquedos e apresentações de bandas regionais.

A Associação Rondonopolitana de Carros Antigos (Arca), responsável pela organização, estima receber mais de 30 mil visitantes durante os três dias.

O acesso é gratuito. A organização convida os visitantes a contribuírem voluntariamente com um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades filantrópicas de Rondonópolis.

.

(Foto: Maurício Renner)

.

Número de veículos supera estimativa divulgada antes da abertura

Antes do início da programação, a organização anunciava a participação de mais de 350 veículos. Já com a exposição em andamento, o balanço divulgado pela Prefeitura apontou que o total ultrapassou 400 exemplares.

Entre os modelos de carros apresentados estão:

  • Ford 29;
  • Opala;
  • Dodge;
  • Maverick;
  • Landau;
  • Fusca;
  • Brasília;
  • Kombi;
  • além de veículos equipados com motores V8 e AP.

.

Caminhões, ônibus e motocicletas antigas ampliam a variedade da exposição e permitem ao visitante acompanhar diferentes períodos da indústria automotiva.

Segundo a organização, mais de 70% dos veículos pertencem a colecionadores de Rondonópolis. Os demais participantes vieram de cidades como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Cuiabá, Primavera do Leste e Jaciara.

.

Meta é ampliar em 25% a arrecadação de alimentos

O caráter solidário acompanha a ExpoArca desde suas primeiras edições. Na terceira exposição, realizada em 2024, foram arrecadadas 16 toneladas de alimentos. Para este ano, a associação estabeleceu a meta de chegar a 20 toneladas, aumento de 25% em relação ao resultado anterior.

Os mantimentos serão separados e destinados a instituições que atendem famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade em Rondonópolis.

A organização ainda não divulgou quais entidades receberão as doações desta edição. A definição e o balanço final deverão ser apresentados depois do encerramento do evento.

.

(Foto: Maurício Renner)

.

“Hora Silenciosa” amplia acesso de pessoas neurodivergentes

Um dos principais diferenciais da quarta edição é a realização, pela segunda vez, da chamada Hora Silenciosa.

Neste sábado e domingo, das 8h às 14h, buzinas, som ambiente e outros ruídos mais intensos são reduzidos para oferecer condições mais confortáveis às pessoas neurodivergentes e aos visitantes com hipersensibilidade sensorial.

.

A iniciativa busca permitir que crianças, jovens e adultos autistas, com TDAH ou outras condições relacionadas à sensibilidade a estímulos conheçam os veículos sem a sobrecarga provocada pelo excesso de som.

.

A Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Educação participam da ação com a disponibilização de transporte para estudantes da rede pública. Clínicas de Rondonópolis também foram mobilizadas para acompanhar pacientes e suas famílias durante as visitas.

.

Programação musical continua até domingo

As apresentações musicais são concentradas depois do período reservado à Hora Silenciosa.

  • Neste sábado, a programação reúne as bandas Quem Diz Rock, Caiçara A3 e Red River.
  • No domingo, o encerramento terá as apresentações de 2 Velhos & Meio e Whisky on the Rocks.

A exposição fica aberta das 8h às 22h nos dois dias. A praça de alimentação foi estruturada, segundo os organizadores, para atender até seis mil pessoas diariamente.

.

(Foto: Maurício Renner)

.

Evento atrai clubes e movimenta serviços na cidade

A Arca estima que a realização da exposição gere mais de 180 postos temporários de trabalho, considerando a montagem, segurança, alimentação, limpeza, apoio técnico e demais serviços necessários.

A participação de mais de dez clubes e grupos de outras cidades também provoca reflexos em hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e no comércio local.

.

O evento está incluído no calendário da Federação Brasileira de Veículos Antigos, entidade nacional criada para promover a preservação e a divulgação do patrimônio automotivo.

.

Além de funcionar como atração de lazer, a exposição permite que automóveis restaurados e preservados deixem temporariamente as coleções particulares e sejam apresentados ao público.

.

(Foto: reprodução / @arca.carrosantigos)

.

Exposição teve primeira edição em 2018

A Associação Rondonopolitana de Carros Antigos foi criada em 2008 e desenvolve atividades relacionadas à conservação e à divulgação do patrimônio automotivo.

A primeira Exposição Mato-grossense de Carros Antigos promovida pela entidade ocorreu em julho de 2018, no estacionamento do Rondon Plaza Shopping.

.

(Foto: reprodução / @arca.carrosantigos)

.

Naquele momento, a expectativa era reunir mais de 100 expositores e veículos com mais de 30 anos de fabricação. A entrada também já tinha caráter solidário, mediante a entrega de alimento não perecível.

O crescimento até os mais de 400 veículos anunciados na quarta edição mostra a ampliação do evento e a formação de uma rede estadual de colecionadores e clubes.

.

Município e Câmara apoiam realização

A quarta edição conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Rondonópolis.

O presidente da Arca, Fernando Cristino, afirmou que a participação do poder público contribui para viabilizar a estrutura necessária à realização do encontro.

(Foto: reprodução / @arca.carrosantigos)

“Sem o apoio público, a gente não consegue realizar uma exposição com a grandeza que a gente está vendo aqui.

A gente agradece principalmente a Prefeitura de Rondonópolis e a Câmara Municipal pelo apoio que tem dado para a gente. E, com certeza, em outros anos, seria necessário a gente continuar com essa parceria”, avaliou Fernando Cristino.

.

Parque das Águas recebe programação até as 22h

O Parque das Águas integra o complexo de lazer e cultura localizado junto ao Casario e ao Cais, às margens do Rio Vermelho.

O local é tradicionalmente utilizado para caminhadas, práticas esportivas, eventos culturais e atividades de lazer, especialmente nos fins de semana.

A ExpoArca permanece aberta neste sábado e domingo, das 8h às 22h. A entrada é gratuita, com arrecadação voluntária de um quilo de alimento não perecível.

.

.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Convenções partidárias: Atas exigem atenção redobrada de partidos, alerta especialista

.Neste período do processo eleitoral em que os olhos da sociedade estão voltados para as convenções partidárias para saber...
- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img