O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 foi concluído, neste domingo (06), com segurança e tranquilidade. A avaliação é da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que agradeceu a todos os envolvidos e envolvidas no processo eleitoral, desde juízes-membros, servidores, colaboradores da Justiça Eleitoral, profissionais da segurança pública e a população mato-grossense.
A votação foi concluída às 16h, com a definição de realização de segundo turno para o cargo de prefeito de Cuiabá, que será disputado pelos candidatos Abílio (PL) e Lúdio (PT), no dia 27 de outubro. Abílio obteve 39,61% dos votos (126.944) e Lúdio alcançou 28,31% dos votos (90.719).
“Confesso que, ao verificar o encerramento da votação, me emocionei, pois esta é uma responsabilidade muito grande. Me emociona saber que nós podemos realizar eleições com tamanha segurança e tamanha tranquilidade.
É um processo que envolve várias etapas, todas realizadas com transparência e seriedade. Isso se dá pelo trabalho de cada um e cada uma, além da participação de cada cidadão e cidadã, e eu agradeço muito por isso”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Para a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do Tribunal, desembargadora Serly Marcondes Alves, o sucesso das eleições foi constatado em cada local de votação visitado.
“Pudemos ver a participação cidadã sendo garantida, com poucas ocorrências e tudo sendo resolvido de forma rápida. Este foi nosso principal objetivo, assegurar o direito ao voto a todos e todas, com a atuação efetiva da Justiça Eleitoral e de colaboradores, como mesários, mesárias e profissionais de segurança”.
A atuação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do TRE-MT foi destacada pelo coordenador, juiz Aristeu Dias Batista Vilella, já que este ano o número de ocorrências caiu praticamente pela metade, em relação às eleições de 2020.
“Tivemos uma sinergia entre as forças de segurança e demais órgãos que compõem o GGI, atuando de forma integrada e ágil. Assim, conseguimos dar uma resposta rápida à população e as condições necessárias para o exercício do voto, garantindo a consolidação da democracia. Em 2020 tivemos 124 ocorrências e em 2024 registramos 69”.