34.4 C
Rondonópolis
 
 

Milho: Produção supera safra de soja em MT e aumenta preocupação com armazenagem

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Produção de milho ultrapassa a soja em Mato Grosso (Foto – Rafael D’Marques – Secom MT)

A produção e os desafios da cultura do milho foram destaques durante o Mais Milho, que marcou a Abertura Nacional da Colheita de Milho de Segunda Safra. O evento foi realizado anteontem (12), na Fazenda Jaqueline, em Cláudia, e contou a presença de especialistas em mercado e representantes do setor, que debateram os cenários dessa cultura.

Dentre os assuntos em destaque, estavam a reforma tributária, que pode afetar diretamente o setor, custos de produção, cotações das commodities, dentre outros.  O Mais Milho é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), pela Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho) e Canal Rural.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, o evento marcou a ultrapassagem do milho em relação à soja. Nessa safra, Mato Grosso deverá colher cerca de 50 milhões de toneladas do cereal, contra 45,32 milhões de toneladas da oleaginosa, de acordo com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Por outro lado, as cotações das duas commodities, em especial do milho, estão baixas, o que preocupa o setor.

“É um ano histórico em que a produção de milho passa à produção de soja e, ao mesmo tempo, um ano desafiador, onde custos aumentaram e os preços baixaram. Esse evento traz a oportunidade de discutir como ficará a viabilidade da cultura, como Mato Grosso se manterá nos níveis de produção, se haverá expansão ou recuo”, pontua Cadore.

Já o vice-presidente da Abramilho, Zilto Donadello, lembrou que apesar de os produtores de MT terem superado a produção de soja, ainda há muitas áreas a serem utilizadas para o cereal. Isso porque Mato Grosso planta duas safras, sendo a primeira de soja e a segunda safra de milho, o que reforça que o milho deve se tornar ainda mais importante.

“Esse evento demonstra a importância de Mato Grosso na segunda safra, mostrando o potencial que nós temos sem derrubar florestas, usando a área de soja para a safra de milho. MT plantou 12 milhões de hectares de soja e somente 60% dessa área é utilizada para produzir milho”, reforça Donadello, acrescentando que o milho é o cereal mais consumido no mundo.

O evento também contou com a presença do presidente da Aprosoja Mato Grosso do Sul, André Dobashi, que pontou as similaridades entre a produção dos dois estados. Segundo Dobashi, as similaridades são a alta produção e produtividade e, por outro lado, os problemas são compartilhados, principalmente em relação ao armazenamento e cotações baixas.

De acordo com informações do último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos de Mato Grosso é de mais de 97 milhões de toneladas. Em contrapartida, a capacidade de armazenamento do estado é de apenas 46 milhões de toneladas. Ou seja, o estado poderia armazenar apenas 47% da sua safra de grãos.

E o que torna a situação ainda mais grave para os produtores é que de 46 milhões de toneladas de capacidade de armazenamento, apenas 28% dessa capacidade está nas fazendas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img