Rondonópolis chegou a quase 260 mil habitantes em 2024. Essa foi a estimativa populacional divulgada na quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, que mesmo sendo uma projeção, é baseada na contagem da população feita durante o Censo 2022, taxa de crescimento da cidade, dentre outros indicadores, e é oficial.
A população estimada pelo IBGE é importante, uma vez que é usada para calcular repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e também para outros indicadores sociais e econômicos que são relevantes para as cidades.
Vale ressaltar, contudo, que a população de uma cidade não é usada pela Justiça Eleitoral para definir a realização de segundo turno nas eleições municipais.
No caso de Rondonópolis, a cidade tem hoje, conforme o IBGE, 259.167 habitantes, enquanto os dados da Justiça Eleitoral apontam que a cidade conta com 175.013 eleitores. Precisaria, portanto, mais 25 mil eleitores para passar a ter segundo turno nas eleições.
Caso seja considerado o crescimento médio no número de eleitores na cidade nos últimos 10 anos, é possível que em 2028, quando ocorrerá a próxima eleição municipal, Rondonópolis alcance o número mínimo de 200 mil eleitores para ter uma eleição para prefeito decidida em dois turnos. Mas isso é só uma projeção, e pode até ocorrer que esse número não seja alcançado em 2028.
Vale ainda lembrar, que em Mato Grosso apenas uma cidade conta com eleição em dois turnos para prefeito, que é a capital, Cuiabá. Várzea Grande, que é o segundo município mais populoso do Estado, com 314 mil habitantes, ainda não conta com 200 mil eleitores e por isso não tem segundo turno nas eleições municipais.
Por enquanto, os rondonopolitanos só podem contar com as projeções ou perspectivas e aguardar os próximos anos para saber como será o aumento no número de eleitores do município.