
.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM) conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado no 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o grupo foi formado por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, que competiram ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros em uma prova voltada à simulação de ocorrências reais de alta complexidade.
O resultado colocou a equipe regional entre os destaques da categoria e reforçou o avanço técnico dos militares do sul de Mato Grosso em uma área estratégica do atendimento de emergências.
.

Competição testou técnica, segurança e resposta em cenários complexos
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de várias regiões do país com foco em atualização técnica, intercâmbio de conhecimento e aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento a vítimas de acidentes.
Entre os principais destaques da programação esteve o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que submete as equipes a cenários simulados de alta complexidade e avalia critérios como segurança operacional, aplicação de técnicas de resgate, gerenciamento da cena, trabalho em equipe e atendimento às vítimas.
Foi nesse contexto que a equipe do 2º CRBM, formada por bombeiros com atuação em Rondonópolis e cidades da região, garantiu a quarta colocação nacional na categoria destinada a equipes em desenvolvimento.
.

Equipe regional representa Mato Grosso em competição nacional
A participação da equipe no desafio nacional reforça a presença do efetivo regional em eventos de capacitação e avaliação técnica de nível elevado.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a experiência no congresso e na competição teve papel importante no amadurecimento técnico do grupo.
“ Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós.
entro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou o sargento BM John Weslley Oliveira da Silva.
.
Segundo o militar, o desempenho obtido em Cuiabá foi resultado de um processo de preparação que já vinha sendo desenvolvido anteriormente pela equipe.
.
Preparação começou em competição estadual
De acordo com o comandante, a base para a participação no Conesv foi construída a partir da competição estadual realizada neste ano em Tangará da Serra, onde a mesma equipe já havia alcançado bom desempenho.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou o sargento BM John Weslley Oliveira da Silva.
.
A fala reforça que o resultado nacional é tratado internamente como parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento, e não como um ponto isolado.
.

Participação amplia integração e fortalece resposta a emergências
Além da competição, o congresso também serviu como espaço de troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, o que contribui para a padronização de procedimentos e para o fortalecimento das ações de resposta em ocorrências de trânsito.
No caso do 2º CRBM, a conquista nacional também projeta o trabalho desenvolvido pelos militares de Rondonópolis e região em uma área que exige alto grau de preparo técnico, coordenação e resposta rápida em situações críticas.
Com a quarta colocação na categoria “Em Desenvolvimento”, a equipe regional encerra a participação no Conesv com reconhecimento técnico e com a perspectiva de seguir avançando em futuras competições e capacitações.
.

.



