25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Na área urbana: Município cria 4 novos parques naturais

Foram criados os parques naturais municipais Apido Paru (1); Isabel Dias Goulart (2); das Araras (3); e do Escondidinho (4)

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Rondonópolis passa a ter novas quatro unidades de conservação ambiental no perímetro urbano da cidade. A Prefeitura criou os novos parques naturais municipais que, somados, contam com 177,48 hectares de área que deverão ser preservados. Foram criados os parques naturais municipais Isabel Dias Goulart; das Araras; do Escondidinho; e Apido Paru.

O Parque Natural Municipal Isabel Dias Goulart está localizado no atual Horto Florestal, no bairro Vila Goulart, e foi criado pelo decreto nº 11.826 de 8 de dezembro de 2023.

São 16,53 hectares de área do bioma Cerrado com o objetivo de preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O Parque Natural Municipal Apido Paru foi criado como unidade de conservação pelo decreto nº 11.600, de 19 de julho de 2023, e está localizado entre os bairros Vila Birigui e Cidade Salmen.

A unidade de conservação tem 15,92 hectares e foi implantada com o objetivo de preservação de ecossistemas naturais, realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e ainda de turismo ecológico.

Entre os recém-criados, os dois parques locais com maiores extensões de áreas preservadas são o das Araras e do Escondidinho. O Parque Natural Municipal do Escondidinho é o maior deles, com área de 80,51 hectares, estando localizado na região da Rodovia do Peixe, nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), região dos bairros Vila Olinda, Parque Universitário e Pedra 90.

O Parque do Escondidinho foi criado pela Lei nº 13.238, de 5 de dezembro de 2023. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), a unidade de conservação tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Já o Parque Natural Municipal das Araras, com 65 hectares de área do Cerrado, está localizado na região do antigo aeroporto entre a travessia urbana da BR-364 até o Anel Viário Conrado Salles Brito, nas proximidades dos bairros Jardim da Mata, João Moraes, Dom Osório, José Sobrinho e Padre Lothar.

Essa unidade de conservação foi criada por meio do decreto nº 11.599, de 18 de julho de 2023. O objetivo com a criação do parque é, de acordo com a Semma, preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS: Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas

Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído nas últimas 24 horas em quase todo o Rio Grande do Sul,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img