27.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Morte de Josef Mürtz: Rondonópolis perde um de seus maiores benfeitores

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Em quase todas as visitas que fez a Rondonópolis, sempre acompanhado da esposa Doris e do Padre Lothar, Josef Mürtz fazia questão de passar pelas instalações do A TRIBUNA (Foto – Arquivo)

Rondonópolis perdeu um dos seus maiores benfeitores. O doutor Hans-Josef Mürtz, fundador da Fundação Kobra – Kobleinz/Brasil, morreu no último domingo (19), aos 93 anos, na cidade de Bad Neuenahr na Alemanha, em sua residência. Conhecido em Rondonópolis como doutor José, Josef Mürtz, era doutor em Física Nuclear e casado com Doris Doppelfeld.

Em Rondonópolis, onde esteve inúmeras vezes, foi responsável por diversas ações e obras para a população vulnerável. Inclusive, em quase todas as suas visitas a Rondonópolis, sempre acompanhado do Padre Lothar, fazia questão de passar pelas instalações do A TRIBUNA.

Em função do extenso trabalho social realizado por Josef Mürtz, a prefeitura de Rondonópolis decretou, ontem (21), luto de três dias pela sua morte.

Josef Mürtz fundou a Associação dos Amigos do Brasil, nas cidades de Ingelheim, em 1985 e Koblenz, em 1989. Sua primeira visita a Rondonópolis ocorreu em 1987, quando assumiu a construção da creche da Vila Verde.

Com a ajuda da associação, outras seis creches foram construídas. Além disso, conseguiu que cidadãos alemães se tornassem padrinhos de rondonopolitanos, contribuindo para manter os afilhados na escola ou para a aprendizagem de uma profissão. Mais de 200 afilhados foram acompanhados pela associação.

Em 1993, a Kobra financiou a construção do Centro de Formação Kolping, na Vila Operária, que oferece até hoje cursos de formação para a população de baixa renda.

Em 2001, inaugurou o Centro Juvenil Kobra, onde foram realizadas atividades no contraturno escolar até 2017 para os afilhados da associação.

Junto com sua esposa contribuiu para que mais de R$ 30 milhões em recursos chegassem aos rondonopolitanos. Trabalhando há 38 anos com o Padre Lothar, ajudaram ainda na construção de quase 4 mil casas para a população vulnerável.

O trabalho de Josef Mürtz foi gratificado com “BUNDESVERDIENSTKREUZ” (Honra ao Mérito do Governo Alemão) e com os títulos de Cidadão Rondonopolitano e Cidadão Mato-grossense.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img