
Usuários do transporte coletivo de Rondonópolis estão reclamando da superlotação e diminuição da circulação de ônibus da Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC), criada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio (PSB) para operar o sistema.
Alguns relatos dizem que a situação fica crítica, principalmente nos horários de pico, como no início da manhã e final da tarde.
A causa para estes problemas estaria na redução de ônibus nas linhas percorridas pelos veículos pelo transporte público que foi solicitada pela Autarquia Municipal para a empresa Cidade Pedra, que é quem ainda gere o sistema.
Pelo menos esta foi a informação que o vereador Jonas Rodrigues (SD) disse ao A TRIBUNA que recebeu do gestor da Cidade de Pedra. “Ele [gestor] informou que alguns horários de ônibus foram retirados porque foi solicitada pela Autarquia uma redução dos quilômetros rodados contratados. Reduziu-se de 270 mil quilômetros mês para 250 mil. Com isso, teve que se reduzir horários de circulação de algumas linhas”, disse o vereador.
Diante da resposta que recebeu do gestor da Cidade de Pedra, Jonas Rodrigues afirmou que encaminhou um requerimento para ser votado na sessão de hoje da Câmara Municipal.
No requerimento, assinado também pela vereadora Marildes Ferreira (PSB), são cobradas informações da autarquia sobre o que levou a esta alteração.
“Queremos saber qual foi o estudo técnico que determinou a redução da quilometragem contratada pelo município”, atestou Jonas, acrescentando que esta medida vai na contramão do que foi proposto pelo prefeito quando criou a autarquia, que era melhorar o sistema para estimular as pessoas a usar o transporte público.
“É uma medida que prejudica o usuário. Ela vai no sentido oposto do que foi proposto pelo prefeito ao criar a autarquia, que era para atrair as pessoas para o transporte público. Esta medida irá é afastar”, alertou o parlamentar.
OUTRO LADO
Por meio de nota da assessoria de comunicação da prefeitura de Rondonópolis, a autarquia informou que a redução foi ocasionada porque algumas linhas, que estavam há algum tempo sem funcionar, foram acrescidas. Todavia, em razão do pouco fluxo, teve a necessidade de redimensionar novamente.



