1- SENHORES E SENHORAS,
anotem ai o nosso CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES:
FALTAM 77 DIAS PARA O PLEITO ELEITORAL (E a partir de hoje, 20, já abre o período para as convenções partidárias, quando os partidos que estarão participando das eleições de 6 de outubro já podem oficializar seus nomes para a disputa aos cargos de prefeito, de vice e 21 cadeiras da nossa Câmara Municipal.
Mas para mudar a gestão ainda restarão mais 86 dias até 1º de janeiro, quando só então poderemos alimentar o sonho de termos um gestor capacitado na cadeira nº 1 do Palácio da Cidadania.
Senhores e Senhoras, um prefeito de Rondonópolis não pode viver só de construir praças… precisamos de um executivo qualificado para gerir um Orçamento de cerca de 2,5 bilhões de reais, de um município que é a principal economia do interior de Mato Grosso. Vamos refletir sobre isto nestas eleições, o eleitor não pode errar desta vez).
2- INICIANDO PELA SEMANA
da gestão José Carlos do Pátio, foi mais uma de horrores municipais. Tivemos a continuidade da polêmica sobre a construção de quebra-molas espalhados pela cidade…ou melhor, desta feita foi a “operação arranca quebra-molas”.
O A TRIBUNA mostrou que a CODER foi incumbida de destruir vários quebra-molas que tinham sido construídos recentemente, e que foram alvos de grande chiadeira pelos rondonopolitanos. É que esses quebra-molas foram executados sem nenhum critério em relação à normas técnicas.
Aliás, pasmem Senhoras e Senhores, a alegação da Prefeitura, através do SETRAT, é que a destruição dos quebra-molas recentemente construídos foi pelo fato de que ninguém sabe quem os autorizou, muito menos que os fez!!! Uma verdadeira Casa da Mãe Joana.
TAMBÉM TIVEMOS,
entre outros fatos, o noticiário dos meios de comunicação de uma nova denúncia contra a Superintendente da Saúde Bucal, a Neuzeli Fuza, com um B.O. sendo feito contra ela por motivo de assédio moral contra dentistas que atuam na rede municipal.
Lembram que ainda no mês passado houve um outro caso, quando até a presidente do CRO esteve em Rondonópolis e após uma reunião com a secretária de Saúde, a Ione Rodrigues, foi discutido que para o cargo deveria ser nomeado um profissional da área de odontologia, inclusive pelo fato de que materiais descartáveis estavam sendo obrigatoriamente reutilizados nos tratamentos odontológicos.
SÓ QUE DESTA VEZ
o resultado político foi muito diferente. Se no mês passado, a Câmara Municipal não conseguiu aprovar a convocação da secretária Ione e da superintendente Neuzeli para prestarem esclarecimentos aos vereadores sobre as denúncias, pois o requerimento não conseguiu 11 votos favoráveis dos vereadores; desta feita houve a aprovação por 16 x 2, e assim a secretária Ione e a Neuzeli deverão comparecer na próxima quarta-feira, 24, para serem ouvidas na Ordem do Dia. E vem ai mais desgastes para a já tão criticada Saúde Pública do Zé do Pátio.
Os dois únicos votos contrários à convocação foram dos vereadores Reginaldo Santos e do Cláudio da Farmácia, situacionistas ambos do PSB. É de se analisar que esta mudança no Legislativo tem muito a ver com as Emendas Impositivas, que deveriam ser cumpridas pelo prefeito Zé do Pátio até o último dia 30 de junho.
Naquela primeira tentativa, no mês passado, de convocar as duas servidoras, os vereadores tinham a esperança de que o Prefeito poderia atender o prazo, que foi aprovado na Lei Orçamentária, e pagaria as suas emendas; desta feita, as esperanças acabaram e a campanha para reeleição deles está ficando mais próxima, pois muitas emendas impositivas não foram atendidas.
Assim só restou a fidelidade para o Zé do seu líder, Reginaldo Santos, que vem tendo muito desgastes com a sua sistemática defesa da vontade do Prefeito, quando até já ganhou o apelido de “o enxugador de gelo” e que poderá até comprometer a sua reeleição; e do vereador Cláudio da Farmácia, que já anunciou que não disputará a reeleição.
3- EM RELAÇÃO A ELEIÇÃO MUNICIPAL,
foi mais uma semana com todo mundo querendo adivinhar quem serão os candidatos a vice-prefeito. Enquanto o Zé do Pátio, que tomou para si a responsabilidade de definir tudo no grupo das forças progressistas, não consegue arrumar um candidato a vice-prefeito para o seu pré-candidato a prefeito, Paulo José Correia (PSB), nos dois outros grupos oposicionistas na disputa pelo Paço Municipal sobram candidatos.
O Zé já ouviu vários NÃO QUERO, na procura de um empresário para vice: do Teti, do Adelino, do Dirceu Capelote, da Ádria Muniz, e agora já fala de uma líder comunitária. Ele tem 15 dias para “bater o martelo” e completar o seu projeto para apresentar na convenção partidária, a dupla de candidatos da majoritária do grupo das forças progressistas.
Pelo lado do Cláudio Paisagista (PL), os nomes são os mesmos, devendo ficar entre a médica Luziana Horta, a presidente do Sispmur Geane Teles e o médico Hélio Pichione.
Pelo lado do Thiago Silva (MDB), o que não falta são pré-candidatos ao cargo de vice-prefeito. Até a data da convenção está marcada, o edital de convocação foi publicado na edição de sexta-feira, 19, do A TRIBUNA, para o dia 3 de agosto, um sábado.
4- COMO O ASSUNTO GIRA EM
torno da escolha do candidato a vice, se por um lado o Zé do Pátio não sabe o que fazer para anunciar o nome do companheiro de chapa do Paulo José; pelos lados do Cláudio Ferreira e do Thiago Silva, o problema pode até ser a fartura de pré-candidatos para a vaga.
Existe uma tendência para a indicação de mulheres. E aqui vai uma análise do PAPO POLÍTICO, baseado numa entrevista que a pré-candidata do PV, lançada pelo Carlos Naves para representar a Federação Brasil da Esperança, a advogada Ádila Arruda, deu ao jornalista de Cuiabá, Enock Cavalcanti.
Ela não poupou elogios à administração do Zé do Pátio, como também enalteceu muito o pré-candidato Paulo José. Muito estranho para uma pré-candidata dissidente do grupo da esquerda, comandado pelo Zé do Pátio aqui em Rondonópolis, esses fartos elogios para o prefeito e o seu escolhido.
Ao contrário do que pensa o seu mentor, Carlos Naves (presidente local do PV), que quer a Federação como protagonista no grupo, com candidatura própria para fortalecer a sua chapa de vereadores, deu a entender ao Colunista que, a dra Ádila está mesmo é de olho na vaga de vice na chapa do Paulo José. E assim tudo estaria resolvido no grupo, a Federação (PT, PV e PC do B) indicaria a candidata para vice-prefeita.
Aliás, sobre o assunto da rebeldia do PV em não apoiar, de forma alguma, o Paulo José, não teve nenhuma evolução nesta semana. Enfim, estaria sendo cogitada a chapa Paulo José (PSB)/Ádila Arruda (Federação Brasil da Esperança)?
POR OUTRO LADO,
a fartura de pré-candidatos a vice-prefeito pelos lados de Thiago Silva e Cláudio Ferreira, esta semana também fez despertar nos analistas políticos mais aguçados que a calmaria não é tanto assim para os dois lados. O tão propalado discurso de que o que for indicado será de consenso geral entre eles, parece não ser bem assim.
Pelo lado do Cláudio Ferreira, a Federação PSDB/Cidadania andou fazendo propaganda da sua indicada, que é a Geane Teles, presidente do SISPMUR. Tanto o presidente do PSDB, o vereador Subtenente Guinâncio, quanto a própria Geane, até concederam entrevistas falando do potencial dela para formar a majoritária como companheira de Cláudio Ferreira. De fato, procuraram até esclarecer que existem outros nomes, mas que “a Geane é muito bom nome para vice-prefeita”.
PELO LADO DO THIAGO SILVA
a concorrência é maior ainda. Há muito tempo aqui no PAPO é colocado que o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) não será o candidato a vice só se ele não quiser mesmo. E isso ficou praticamente acertado desde quando o Adilton desistiu da sua pré-candidatura a prefeito e declarou apoiou ao deputado Thiago.
Na reunião da Câmara, na quarta-feira, o vereador Cido Silva (UB) tomou a iniciativa de trazer publicamente a discussão da escolha da candidatura de vice dentro do grupo, e declarou que a bancada do partido defende o nome da presidente do Diretório local, Marchiane Fritzen, e ainda deu o recado “o União Brasil não vai aceitar interferência de ninguém”, se referido à reuniões em Cuiabá sobre a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, onde se negocia inclusive acordos envolvendo formação de chapa majoritária, especificamente nas eleições de Cuiabá e Rondonópolis.
O desabafo do vereador Cido Silva parece ter provocado a manifestação do Adilton Sachetti, já na quinta-feira, dando uma entrevista ao Zezé Pereira, na FM 105, e agora deixando claro que aceita ser o candidato a vice-prefeito de Thiago Silva.
O Adilton toma o cuidado de dizer que o seu nome está sendo apresentado como pré-candidato, mas não será imposto. No entanto, Senhores e Senhoras, se a definição do vice do Thiago Silva dependia apenas de um SIM do Adilton, ele está sendo dado. Ou o UB não concorda e vai para a luta defendendo mesmo o nome de Marchiane Fritzen?
Portanto, aquele clima de consenso, de que todos os pré-candidatos aceitariam tranquilamente o nome que for definido até o dia 3 de agosto, parece não ser bem assim.
FECHANDO O PAPO
Lembram que abrimos hoje falando da tendência de candidaturas de mulheres para os postos das três candidaturas a vice? Pois é, que tal essas chapas:
- Paulo José/Ádila Arruda
- Cláudio Ferreira/Geane Teles
- Thiago Silva/Marchiane Fritzen.
As cartas estão na mesa. Façam as suas apostas, caros leitores e eleitores.
Para composição da chapa do Thiago Silva o mais recomendado que seja Adilton Sachatti.
SEM soma de dúvidas; Adilton é de longe o mais pesado em proporção Eleitoral desses possíveis vices.
Dessas três opção de Vice à única hiptose que poderia vingar seria da Geane apesar de que na minha opinião Dr° Lúciana Horta teria maior chance de escolha entre o GRUPO!
Mais muitas surpresa poderá ainda ocorrer ou seja a única definição até o momento seria do Vice Adilton na chapa do Tiago Silva!