20.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Deputados vão à Bolívia buscar pistas de pilotos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Amigos e familiares de pilotos desaparecidos cobram informações
Amigos e familiares de pilotos desaparecidos cobram informações

Uma comissão de deputados estaduais, liderada por José Riva (PSD), viaja para a Bolívia na próxima semana, com o objetivo de pedir apoio do governo boliviano para intensificar as buscas do piloto Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli, que desapareceram há 19 dias, em Pontes e Lacerda, juntamente com a aeronave de propriedade da família Riva.
Ontem (9), familiares, amigos e a Abelha Táxi Aéreo fizeram manifestação, com faixas, em frente do aeroporto Marechal Rondon, para sensibilizar as autoridades brasileiras e bolivianas. Riva participou do ato, juntamente com os deputados Jota Barreto e Wagner Ramos, ambos do PR.
“Na próxima terça-feira ou quarta-feira, uma comissão de deputados vai até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, conversar com autoridades do país, para pedir mais apoio nas buscas. Vamos fazer o mesmo pedido ao Itamaraty. Esperamos que até essa data, já estejam liberados, se não, vamos lá pessoalmente fazer esse apelo”, afirmou Riva.
Além do apelo governo federal e da Bolívia, o deputado reforçou o pedido ao governo do Estado e inclusive, sugeriu medidas drásticas em relação ao país vizinho. “O governo brasileiro precisa ser mais radical, também, temos duas vidas lá. Por isso, propus que se cortasse a energia de San Matias, na Bolívia, como forma de fazer uma pressão para o governo intensificar as buscas para os pilotos sejam devolvidos. O Brasil sempre foi parceiro, então eles precisam ser também em nos ajudar a encontrar os pilotos, pois as famílias estão angustiadas, sem notícias”, argumentou.

Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli estão desaparecidos
Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli estão desaparecidos

A intenção é que os pilotos sejam liberados de forma diplomática, através do Itamaraty, para que não corram riscos. Neste momento, o governo brasileiro está envolvido nas buscas, com representantes da Polícia Federal, da Força Aérea Brasileira, de acordo com Riva. “Também tem pessoas nossas lá. As informações que temos, é de que estão vivos e bem, mas precisamos checar isso. Fizemos o pedido para que a polícia não pressione pela busca do avião, porque não tem sentido, o nosso interesse é encontrar os pilotos com vida”.
Esposa do piloto Evandro, Márcia Rodrigues, estava com a filha do casal e pediu celeridade nas investigações. “Pedimos que as autoridades façam alguma coisa, é uma situação que ninguém imagina passar, só quem passa, sabe a dor. Não recebemos nenhum contato, nada. A polícia fala o que pode, os dias têm sido muito angustiantes”.
Também piloto, o irmão de Evandro, Alvino Cássio, disse que a manifestação foi promovida para que o caso não caia no esquecimento. “Estamos apavorados, mas temos fé de que eles estão vivos”.
Questionado sobre o sistema de rastreamento de aeronaves, o piloto disse que o transponder, que transmite as informações para o satélite, está desligado. “O que temos ali, não dá para rastrear. Com certeza, os sequestradores não deixam com que liguem o transponder, e quando este está desativado, não tem outra forma de rastreamento. O outro só funciona quando a aeronave sofre impacto. Não temos relato de roubo desse tipo de aeronave, costuma-se roubar aviões menores”.

Piloto conta drama semelhante que viveu em 2010

Em 2010, Clymer de Souza Portela, passou por isso ao ser sequestrado em Cáceres e levado para uma pista abandonada na Bolívia. “Era um homem fortemente armado, que me rendeu durante um voo de Rondonópolis para Cáceres, e me fez descer em uma pista abandonada na Bolívia. Fiquei quatro dias em cativeiro, me seguraram até alguém buscar o avião para o tráfico. Ficaram com a arma na minha cabeça o tempo todo, mas recebia alimentação. É preciso reforçar o policiamento nas fronteiras”, disse.
A aeronave King Air, modelo C90GTI, de 2006, prefixo ATY, e os pilotos estão desaparecidos desde as 12h30 do dia 20 de setembro, quando sumiram do aeroporto de Pontes e Lacerda. Ambos aguardavam a chegada do deputado estadual, da candidata ao governo, Janete Riva (PSD), e do candidato ao Senado, Rui Prado (PSD), para embarcar rumo à Vila Bela da Santíssima Trindade.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img