
.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (26) a Operação Fragmentação, voltada ao cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de facção criminosa com atuação em diversos bairros de Rondonópolis. A ofensiva também alcançou as cidades de Goiânia e Mineiros, no estado de Goiás.
As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis e resultaram na decretação de medidas cautelares expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.
.

.
Investigação aponta grupo com hierarquia e divisão de funções
De acordo com a Polícia Civil, a apuração identificou um grupo criminoso com organização interna estruturada, divisão de tarefas e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.
.

.
Os investigados são apontados como envolvidos em crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores oriundos de ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.
Segundo a investigação, a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas, incluindo o controle de pontos de venda de drogas, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação destinada à organização criminosa.
.
Polícia identificou atuação em arrecadação, disciplina e cobrança
As diligências da Derf também apontaram quem seriam os responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas da facção, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições contra integrantes que descumprissem determinações do grupo.
.

.
Ainda conforme a Polícia Civil, essa dinâmica era utilizada para manter a coesão interna e a submissão dos membros à hierarquia criminosa.
Durante a investigação, os policiais encontraram registros e anotações de arrecadação com informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.
As apurações indicam que parte dos recursos era recolhida dos próprios integrantes da facção e outra parcela viria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio situados em áreas de influência do grupo.
“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho.
.

.
Material apreendido será periciado e investigação continua
Todo o material recolhido durante a operação será submetido à análise pericial, com o objetivo de reforçar as investigações já em andamento.
A Polícia Civil informou que a apuração prosseguirá para aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e mapear outras possíveis ramificações do grupo criminoso.
.

.
Nome da operação remete à estratégia de enfraquecimento da facção
Segundo a Polícia Civil, o nome Fragmentação faz referência à estratégia de atingir simultaneamente diferentes núcleos de funcionamento da facção, como comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional.
A intenção, de acordo com a corporação, é enfraquecer a estrutura criminosa e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.
.

.
Ação contou com apoio de unidades da regional e da Polícia de Goiás
A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio de equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis, incluindo Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta.
Também participaram da ação a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), a Diretoria de Inteligência e a Polícia Civil do Estado de Goiás.
Com a ofensiva, a Polícia Civil amplia a pressão sobre grupos criminosos com atuação na região sul de Mato Grosso e reforça o monitoramento sobre a estrutura financeira e operacional dessas organizações.
.



