17.4 C
Rondonópolis
, 26 maio 2024
 
 

SEMA é alvo de operação da PF contra desmatamento ilegal

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Sede da Sema, em Cuiabá, foi alvo ontem da operação da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão ontem (25) na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá, na Operação Arquimedes, que apura desmatamento ilegal. A ação tem objetivo de desarticular esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira na floresta amazônica e ocorreu em outros sete estados, além do Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Whatsapp: (66) 98124.0013


 

Ao todo, foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, e 109 mandados de busca e apreensão cumpridos no Amazonas, Acre, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, foram autorizados bloqueios de mais de R$ 50 milhões nos CNPJs das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares.

A Polícia Federal disse que a corrupção ocorria entre servidores, engenheiros e madeireiros, e tinha como objetivo obter celeridade dentro do órgão, passar fila, e obter também informações sobre fiscalização nos locais de mata. Alguns pagamentos eram feitos diretamente entre servidores e madeireiros, com transação bancária direta ou dinheiro em espécie.

Por meio de nota, a Sema confirmou que agentes da PF estiveram na sede do órgão e apreenderam documentos. “A Sema está colaborando com a operação e todas as demandas foram prontamente atendidas para que os investigadores possam apurar as suspeitas de inserção de créditos florestais fictícios nos sistemas de comercialização e transporte de produtos florestais”, afirmou a secretaria.

 

A operação já apreendeu em dezembro de 2017 mais de 400 contêineres no porto em Manaus, contendo aproximadamente 8.000 m³ de madeira em tora com documentação irregular, que pertenciam a mais de 60 empresas de madeira. A madeira tinha como destino o mercado doméstico e internacional, sendo 140 contêineres destinados à exportação para países da Europa, Ásia e América do Norte.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Com fim de semana de trégua, chuva deve voltar ao RS nesta segunda

A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas que podem...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img