22.3 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

Rondonópolis é incluída em pesquisa sobre homicídios

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O professor e pesquisador Naldson Ramos da Costa, um dos pesquisadores, em visita a redação do A TRIBUNA
O professor e pesquisador Naldson Ramos da Costa, um dos pesquisadores, em visita a redação do A TRIBUNA

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está executando uma pesquisa que visa desenvolver políticas públicas para redução de homicídios no Brasil, denominada Pacto Nacional pela Redução de Homicídios.
A iniciativa vem sendo desenhada desde 2015, no intuito de formar ações integradas entre Governo Federal, Estados e Municípios. A pesquisa acontece em todas as regiões do País, sendo que na região Centro-Oeste, ela é executada por equipes da Universidade Católica de Brasília (UCB) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No Estado de Mato Grosso, os homicídios são analisados nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, as que concentram a maior taxa de crimes.
Em Rondonópolis, o professor e pesquisador Naldson Ramos da Costa, da UFMT, que também é especialista em Segurança Pública e participa do desenvolvimento do Diagnóstico Nacional sobre Homicídios, realizou durante esta semana uma série de entrevistas, com agentes públicos e da sociedade civil, para a coleta de dados.
Conforme explicou à reportagem em uma visita à redação do jornal A TRIBUNA, a cidade foi escolhida para a participação na pesquisa porque foi delimitada com base na quantidade de homicídios dolosos registrados em 2014.
No ano citado, a cidade registrou mais de 100 crimes. A visita in loco deve ajudar a ter uma percepção mais qualificada e confiável das causas e fatores relacionadas aos homicídios, e dos autores e vítimas.
A visita a Rondonópolis visa identificar os bairros que concentram a maior incidência de casos, o acesso aos inquéritos policiais referentes a homicídios dolosos em 2014, entrevistas com autoridades policiais, especialistas em segurança pública e justiça criminal, e demais pessoas da sociedade civil que possam auxiliar no desenvolvimento do conteúdo que será usado posteriormente para a criação do Pacto Nacional.

CIDADE VIOLENTA

De acordo com os dados do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil, divulgado em outubro de 2015 pela própria Senasp, Rondonópolis aparece em 3° lugar entre as cidades do Centro-Oeste com a maior taxa de homicídios.
De acordo com o levantamento, no nível municipal, as maiores taxas da região Centro-Oeste estão em Várzea Grande (84,7 homicídios por grupo de 100 mil habitantes), Luziânia-GO (67,5) e Rondonópolis (52,9). O município aparece líder quando se fala em mortes por arma de fogo (58,6), seguido de Aparecida de Goiânia (52,9) e Luziânia (51,0).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img