30.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Polícia Civil alerta para aumento de golpes

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Delegados fazem alerta quanto aos golpes praticados por estelionatários que tendem a aumentar com a aproximação do final do ano
Delegados fazem alerta quanto aos golpes praticados por estelionatários que tendem a aumentar com a aproximação do final do ano

O aumento das compras de fim de ano também pode gerar crescimento nos golpes aplicados, tanto em comerciantes quanto nos consumidores. O alerta é dos delegados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Fausto José de Freitas e Sylvio do Vale Ferreira Junior, que atuam na 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, onde 50% do volume de trabalho é para o crime de estelionato.
Os dois delegados, que estão há cerca de 3 meses na unidade policial, realizaram levantamento dos golpes mais aplicados na praça e passaram a dividir a modalidade para identificação dos criminosos, que estão atuando na região de Várzea Grande e também em Cuiabá. “Já identificamos alguns criminosos que estão atuando aqui na nossa área e já foi realizado representação de mandado de prisão junto à Justiça. Acreditamos que esses criminosos serão localizados e presos”, destacou o delegado Sylvio do Vale Ferreira Junior.
De janeiro a outubro de 2014, a Polícia Civil registrou 3.543 ocorrências de estelionato no Estado de Mato Grosso. Os números não representam a realidade do cometimento do crime, em razão de muitas das vítimas não registrarem o boletim ou quando comunicam, o fato já se passou muito tempo, dificultado o trabalho de desarticular a modalidade de golpe. “Como não são imediatamente comunicados a polícia, acaba impossibilitando a prisão em flagrante”, destaca o delegado Fausto José.
Segundo os delegados, os golpes estão cada vez mais elaborados e os cuidados devem ser redobrados para não cair em ofertas vantajosas, como quando a vítima acha que vai ganhar alguma coisa em troca, caso dos prêmios pelo celular, ou encontra produtos com preços muito abaixo do mercado em sites na internet. “Os estelionatários estão sempre inovando, aprimorando os golpes e quanto mais cuidado a pessoa tomar, menor é a chance de cair no golpe”, orienta o delegado Sylvio do Vale.
De acordo com os delegados, para cada golpe são facilmente encontradas vítimas, mas a prisão em flagrante dos estelionatários ocorre em proporção menor. “Geralmente como o golpe já se consumou é difícil efetuar a prisão em flagrante”, explica o delegado. “A prisão, no caso dos estelionatários, ocorre com mandado e nosso objetivo agora é identificar esses estelionatários e prende-los”, afirma Sylvio.

tabela 2

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img