27.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Facção cometia crimes de dentro dos presídios

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O Comando Vermelho de Mato Grosso, segundo a polícia, conta com membros também dentro do presídio da Mata Grande
O Comando Vermelho de Mato Grosso, segundo a polícia, conta com membros também dentro do presídio da Mata Grande

Com mais de 400 membros presentes nas principais unidades prisionais do Estado e fora delas, a facção do Comando Vermelho de Mato Grosso (CV-MT) é apontada como a principal organização criminosa que, atualmente, comanda o tráfico de drogas, roubos e furtos, e explosões de caixas eletrônicos na região metropolitana de Mato Grosso, envolvida também em estelionatos, apologia ao crime, latrocínio e homicídios.
Nas investigações da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso há 255 membros da facção qualificados. Mas estima-se que a facção tenha ultrapassado a casa de 420 membros batizados.
Ontem (30.04), a operação “Grená”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil por meio da Diretoria de Inteligência e a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), cumpriu 35 mandados de prisão (27 internos e 8 soltos) contra membros e colaboradores da organização criminosa. A operação ainda realizou buscas em 12 endereços de pessoas ligadas à organização criminosa. Para a operação, a Justiça decretou 43 mandados de prisão preventiva contra integrantes da facção. Oito estão foragidos.
Durante as investigações, sete líderes da facção também foram transferidos para uma Penitenciária Federal no Estado do Rio Grande do Norte. Um oitavo criminoso, membro de outra facção, também seguiu com o grupo para o presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).
Em coletiva ontem, o delegado geral, Anderson Garcia, destacou a importância da desarticulação da organização criminosa, que se fortalecia no Estado de Mato Grosso, para a redução dos índices de criminalidade. “Essa operação mostra que os organismos de Segurança Pública, a Polícia Civil de Mato Grosso vinham acompanhando e produzindo provas contra pessoas que estão cometendo crimes de dentro dos presídios. A organização certamente sofreu um baque na sua estrutura com a operação Grená e esperamos melhorar os indicadores de criminalidade”, destacou o delegado geral.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Antônio Pôssas, disse que a Sejudh vinha monitorando e mapeando junto com a Polícia Judiciária Civil a facção criminosa, tanto que o Sistema Prisional realizou a transferência 18 internos, sendo 10 para a Penitenciária de Rondonópolis e 8 para o presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte. “O Estado está preparado e está no comando de suas unidades. Temos o nosso serviço de inteligência e o serviço de contrainteligência ali e buscamos antecipar todos os fatos que acontecem, por isso caíram os números de fugas e tentativas de derrubadas do muro, que prevíamos e aguardávamos acontecer os fatos, tanto que foram presos parte da quadrilha”, destacou o secretário.
O CV-MT conta com membros em diversas unidades prisionais no Estado de Mato Grosso, dentre elas a Penitenciária Central do Estado (PCE), o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), a penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, a Cadeia Pública do Capão Grande, em Várzea Grande, a penitenciária Major Eldo Sá Correia, conhecido por Mata Grande, em Rondonópolis, e a penitenciária Osvaldo F. Leite Ferreira, conhecida por “Ferrugem”, em Sinop.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Pois é… O cara já foi condenado várias vezes… reincidente… comete crimes lá dentro dos presídios… corrompe nossa polícia… e, ainda temos que sustentá-lo por longos anos ao invés de qualificar as escolas-educação, o ensino, em geral. Não tem algo errado aí?

    1. criminoso
    2. reincidente
    3. continua a praticar crimes lá dentro dos presídios
    4. (o que deve ser colocado aqui? soltura? quando?)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img