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, 20 maio 2024
 
 

Importância da família na escola para construção da aprendizagem e desenvolvimento da criança

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(*) Fátima Albuquerque

Um dos primeiros ambientes no qual o indivíduo inicia sua vida em sociedade é a família, e em parceria com outras instituições e, dentre elas, inclui-se a escola, ela tem condições de garantir ao seu filho(a) melhores condições de desenvolvimento em todas as áreas de desenvolvimento de sua vida.

No momento pode observar que escola e família apresentam dificuldade em caminhar juntas no intuito de ofertar um ensino-aprendizagem efetivo, percebe-se que poucas famílias procuram a escola para tratar de assuntos relacionados à educação de seu filho(a) e isso é muito preocupante no atual momento em que estamos vivendo, sendo que escola e a família são componente essencial na construção do desenvolvimento da criança.

Muitos estudiosos da área de educação afirmam que o problema está na estrutura familiar que vive em meio a conflitos constantes. Prado (1981, p. 9) afirma que, embora em momentos difíceis “A família como toda instituição social, apesar dos conflitos é a única que engloba o indivíduo em toda a sua história de vida pessoal”.

Ela representa o alicerce para que a criança construa uma boa estrutura social, pois é dentro do espaço familiar que a criança determina os primeiros relacionamentos, que depois abrangerá a escola e por fim a sociedade. Por isso, a participação da família na vida da criança é de suma importância, é ela que servirá de modelo de relacionamentos para que, mais tarde, ela se relacione com outras pessoas.

Não cabe, portanto, à escola a tarefa básica de educar, mas sim à família, é ela que deve proporcionar as noções de limites e respeito, para que a criança possa desenvolver os valores morais e comportamentais básicos, como também a noção do certo/errado e a internalização de valores, a escola é apenas um complemento na educação da criança.

A participação dos pais e responsáveis na vida da criança é essencial na educação da criança, e quando se estende até a escola, torna-se o processo de aprendizagem uma extensão daquilo que se iniciou em seu convívio familiar. Com essa participação dos pais no processo de ensino aprendizagem, a criança fica mais confiante, uma vez que percebe que todos se interessam por ela, e também porque passam a conhecer quais são as dificuldades e quais os conhecimentos que ela tem.

Nota-se que mesmo com um planejamento curricular de excelência, uma aprendizagem significativa e consistente só é possível quando a criança tem apoio da escola e da família. O trabalho colaborativo dos dois lados favorece o desenvolvimento da criança. Por meio dessa união de forças, é possível iniciar uma troca harmônica e respeitosa que traz benefícios diretamente nas questões pedagógicas e sociais em seu processo educativo.

A família, sem dúvidas, tem papel fundamental na construção do caráter e da personalidade de um indivíduo. Afinal, é no seio dela que as crianças têm o primeiro contato com a existência do outro, o que a faz desenvolver noções de afetividade e de solidariedade. Desse contexto, ainda, ela extrai relevantes princípios e valores éticos, porém a escola também tem destaque no processo de aprendizagem das crianças, uma vez que é responsável por proporcionar conhecimentos e permitir a convivência em coletividade, estimulando, assim, o respeito ao outro.

Dessa forma, ambos os contextos constituem pilares que sustentam o processo de formação de uma pessoa. Por esse motivo, é imprescindível que eles se relacionem da melhor maneira possível, com diálogo e harmonia, pois todos saem ganhando, principalmente as crianças e professores, que estão na linha de frente todos os dias, onde enfrentam e vivenviam difíceis e diversas situações relacionadas a educação das crianças.

(*) Fátima Albuquerque é pós graduada em educação infantil e professora de educação infantil.

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