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Rondonópolis
, 2 junho 2024
 
 

Qual a importância da disciplina de Projeto de Vida no currículo das escolas plenas?

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Ao concluir a Educação Básica, em 2009, deparei-me com as demandas que a sociedade exigia de mim e com as minhas expectativas com relação ao futuro. O que a sociedade me impunha, devido às minhas condições econômicas, era a entrada de forma rápida no mercado de trabalho sob a ameaça de não conseguir realizar necessidades básicas ligadas ao sobreviver. Mas, o que eu tinha como expectativa era a continuidade dos estudos. Ao perceber a forma como a vida adulta já dava sinais de contrariedade às projeções de futuro que vinha alimentando, comecei a me desequilibrar, a viver com insegurança e um certo receio de não conseguir o que pretendia.

Em alguns momentos refletia sobre o fato de a escola não ter me preparado para lidar com as aflições que se colocaram naquele contexto de transição à vida adulta, que coincidia com o término do Ensino Médio e a necessidade de ingresso em um curso superior. Nesse sentido, quero, de antemão, evidenciar que tenho a percepção de que a presença desse tipo de reflexão em meu processo de escolarização talvez não me garantisse ficar de fora da situação que enfrentei ao concluir a Educação Básica, mas, também, não posso perder de vista que eu poderia ter lidado de forma diferente e até mesmo mais madura com esse processo de transição, que exige equilíbrio e, muitas vezes, uma paciência que a nossa sociedade não nos ensina a ter.

Pare para pensar: se você tivesse sido, para além de sonhar, ensinado/ensinada pela escola a lidar com as frustrações, como seria sua vida? Se você tivesse sido ensinado/ensinada pela escola a planejar suas ações para a realização de seus projetos de vida, como seria sua vida hoje? E, por fim, se tivesse sido ensinado/ensinada pela escola, desde cedo, a compreender que sua vida é resultado de suas ações, como seria sua vida nesse exato momento?

Justamente pensando na importância dos sonhos, expectativas e projetos de vida de seus/suas estudantes, que as Escolas Plenas ofertam em seus currículos a disciplina de Projeto de Vida, com duas aulas por semana, com o objetivo de construir reflexões que ajudem aos/às estudantes na construção e na realização de seus projetos de vida.

Atualmente o município de Rondonópolis-MT conta com quatro unidades escolares que ofertam Educação em Tempo Integral: Escola Estadual Pindorama, Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes e Escola Estadual André Antônio Maggi. As Escolas Plenas funcionam em período integral oferecendo disciplinas da base comum: História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Matemática, Português, Química, Física, Biologia, Arte, Inglês e Educação Física; também as disciplinas que compõem a base diversificada: Projeto de Vida, Eletivas, Estudo Orientado, Avaliação Semanal e Práticas Experimentais. Também conta com a tutoria que é um sistema de acompanhamento dos estudantes realizado por um/uma docente escolhido/escolhida pelo/pela estudante, que o auxiliará na sua vida escolar e em direção à realização de seu projeto de vida.

As unidades educacionais de tempo integral foram criadas com o objetivo de levar aos/às estudantes um conteúdo pedagógico diferenciado que leva em consideração a construção do projeto de vida de cada estudante. Um dos focos é o fato de os/as estudantes serem colocados como protagonistas de suas histórias, o que contribui para o desenvolvimento pessoal e escolar.

Em diversas ocasiões, eu enquanto professor da disciplina de Projeto de Vida, tenho me questionado: e se eu tivesse sido formado em uma escola como esta que leciono? Se eu tivesse tido acesso ao processo de reflexão que faço com meus/minhas estudantes, quais contornos minha vida teria nos dias de hoje? Como teria lidado com questões que me angustiaram de forma intensa devido ao despreparo? Será que não teria sido mais fácil lidar com as frustrações? Será que não teria projetado um futuro menos romantizado? Será que não teria construído uma relação mais madura e menos sofrida com a minha formação em nível superior? O certo é que a geração de estudantes que têm acesso a essas discussões não lidará com os impasses da vida da mesma forma que as outras gerações que não tiveram a possibilidade de fazê-las.

Portanto, as Escolas Plenas ao proporem pensar a realização de sonhos e metas por meio da disciplina de Projeto de Vida, assumiram o compromisso com a possibilidade de construir expectativas mais reais acerca do futuro de seus/suas estudantes e que, para além da importância de sonhar e realizar sonhos, também os/as ensinam a lidar com as frustrações advindas do tempo de espera empenhado na realização de um projeto de vida. Sem dúvidas, as/os estudantes dessas instituições escolares estarão mais preparados/preparadas para enfrentar os desafios colocados pela vida adulta no processo de realização de seus sonhos!

 

(*) Ronaldo Alves Ribeiro dos Santos é mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Esteve professor, na Escola Plena Pindorama, nas disciplinas de Projeto de Vida e História, no ano letivo de 2020. E-mail: [email protected]

 

 

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4 COMENTÁRIOS

  1. Essa disciplina tem a função de ludibriar as expectativas de futuro de vida dos alunos sobre uma realidade muito mais cruel, bem fraco este texto.

    • Eu te convido a entrevistar os 350 estudantes da Escola Plena Pindorama. Aí você conseguirá concluir o que quiser com mais fundamentação. Um abraço, querido!

  2. Ótima contribuição Professor Ronaldo. Os questionamentos, o convite
    á discussão quanto aos projetos de vida dos estudantes se fazem necessários em todos os espaços, embora sabemos que a metodologia nas escolas integrais nos oportuniza essa condição e você apresentou de uma forma gostosa, questões inerentes a nossa atuação nas plenas.Gratidão

  3. Excelente profissional e colega de trabalho! Parabéns pelo texto! Explicou com clareza a importância dessa disciplina. Felizes são os alunos que podem contar com uma aula sua em suas vidas acadêmicas!

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