30.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Folias de Momo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

gabriel novis neves - opiniao - 27-01-12

Simbolismo ou não, formam-se nesse período pré-carnavalesco os grandes blocos políticos, num total de 513 deputados, dos quais, 289 reeleitos nas mesmas escolas. Eles serão responsáveis pelos enredos a serem escolhidos para o país para os próximos quatro anos. Para isso contarão com verbas vultosas e muito promissoras, bem superiores a dos pobres desvalidos que os legitimam e aplaudem nas arquibancadas. Diante de tanto desencanto político é importante não fantasiar muito diante dessas novas 198 figuras eleitas e seus antigos 289 pares reeleitos.
Como nos camarotes do sambódromo, muito barulho e selfies em profusão no perfil do momento. Diante dessa imensa carnavalização não esquecer que entre os mais votados na terrinha estão alguns bastante caricatos, tais como ídolos circenses, machistas e homofóbicos de carteirinha, além de líderes religiosos e pessoas com ideias fascistas.
Os futuros “musos” dessa folia já se engalanam e se propõem ao uso de qualquer tipo de fantasia. É só aguardar e lá virão eles cheios de brilhos, adereços polpudos, sem falar das máscaras de todo o tipo e para todo gosto. Pena que essa festa dure bem mais que os cinco dias de carnaval e ameacem emporcalhar as ruas muito mais que os festejos ditados por Momo.
Resta aguardar que esses blocos de sujos sejam postos nas ruas e, como sempre, aclamados como vencedores. Estamos há anos vendo esse filme e, realmente, a única mudança é a cor mais forte ou mais fraca dos blocos desfilantes. Todo o resto é uma grande folia financeira e econômica para a qual não somos convidados.
Apenas participamos dos dias cinzentos subsequentes, infelizmente. Máscaras, as mais diversas, são, sem qualquer pudor, atiradas para nós ao final dos desfiles, comemorando, tal como numa festa de campeãs, as que mais conseguiram envolver a carneirada. Resta-nos, finalmente, através de impostos estratosféricos, pagar todo o resultado dessa grande folia…

(*) Gabriel Novis Neves é médico em Cuiabá e ex-reitor da UFMT

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img