18.7 C
Rondonópolis
 
 

The Bridge. A ponte

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Raimundo Soares - pastor e poeta - 05-08-13

Se este artigo fosse um roteiro de filme, com certeza eu intitularia de “THE BRIDGE”. A Ponte. Mas, como é apenas mais um dos textos que eu amo escrever neste espaço que nos é aberto, procurarei apresentá-lo da melhor maneira possível, como sempre faço.
A única maneira de ligação e comunicação que existia entre dois povos vizinhos separados por um grande penhasco era construir uma PONTE forte e resistente entre ambos. E foi realmente isso que eles começaram a fazer. Juntaram-se pessoas de ambos os lados e de forma rústica e artesanal colheram capins secos e entrelaçados com três fios, formando assim uma espécie de corda capaz de suportar o peso suficiente para o que desejavam.
Os dias passaram e pouco a pouco, a ponte foi tomando forma. Contudo, entre eles, haviam também alguns que desacreditavam de tal façanha e dia a dia pronunciavam palavras de desestímulo, mas nem isso conseguiu fazer com que os corajosos pudessem realizar o sonho de construir A PONTE.
Finalmente, após longo tempo de dor, de fadiga e labuta, de alegria e esperança, estava lá, a PONTE tão desejada por todos aqueles que acreditavam que a única forma de UNIR, era vencer os desafios que surgem no caminho.
No dia da inauguração, na primeira travessia, até os que não acreditavam nesse sonho, sucumbiram ao ver que tudo era possível quando se trabalha em equipe e assim, um a um percebeu que uma PONTE, não se constrói sozinho, mas de forma coletiva.
A ponte continuou firme e por gerações e gerações permaneceu inabalável unindo, transformando, fazendo com que todos que passassem por ela, se tornassem apenas um só.
Você sabia que a maior ponte do mundo se encontra na China? “Danyang–Kunshan Grand Bridge” é certificada pelo Guinness como a mais longa ponte do mundo em todas as categorias. Seu projeto levou quatro anos para ser concluído e precisou de 10 mil trabalhadores, somando um custo total de 8,5 bilhões de dólares. O que essa construção falta em beleza, sobra em tamanho: com 164 km de extensão.
Construir pontes não é nada fácil, mas é necessário. Quantas pontes precisam ser construídas em nossas vidas? Quantas pontes precisamos usar para nos ligar aos nossos sonhos e objetivos? Existem as pontes que ligam pessoas a pessoas, existem aquelas que nos ligam a algum lugar, outras ligam à fé e ao amor, o homem a Deus. O certo, é que as pontes têm funções primordiais e ninguém, eu disse ninguém consegue viver sem elas.
Atualmente tenho acompanhado um grupo de cinco jovens músicos, cujo nome da banda se chama BRIDGE, na verdade, a inspiração desse artigo surgiu através das suas propostas de trabalhos/musicais: “erguer uma ponte entre as pessoas e aproximar essas pessoas a Deus”.
A letra de uma de suas músicas me encanta: “A ponte que liga ao céu, a ponte que liga à luz, eu sei… é Jesus”. Essa é uma das pontes que encantam o ser humano. Uma ligação direta a Deus e nos coloca no centro do trono do Senhor do amor.
Retornando à letra da música, em outra parte, ela diz: “Seja BRIDGE, seja PONTE, seja sal, seja luz, seja fé, seja paz em Jesus”. Ouso dizer, que todos nós também devemos ser PONTES. Pontes que ligam as pessoas aos atos de fé e bondade. Pontes que unem as pessoas que estão distantes por falta de amor, de respeito, de mansidão, de paz. Pontes que unem povos separados pela guerra traiçoeira onde os mais fracos caem e morrem.
Pontes que unem famílias separadas pelas drogas, pela violência e pela falta de perdão. Pontes que unem o rico ao pobre, o preto ao branco, o fraco ao forte, o tolo ao sábio, o novo ao velho. Um elo que não está perdido. Não importa como seja construída, basta apenas que tenha um alicerce firme e seguro.
Pode ser de madeira, de concreto, de ferro, de tijolos, de pedras e até mesmo de cordas de capim. Sendo ponte que une, é o que importa. Uma ponte é um caminho que nos leva a um fim que buscamos, sendo assim, não passe pelas pontes que podem levá-lo ao caminho tortuoso ou maléfico, mas ao caminho do bem, do amor, da verdade, de Deus.
Finalizo minhas palavras com duas frases que podem servir de bom proveito a todos os construtores de boas pontes: 1- Ponte AMOR, “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8”(Apóstolo João). 2 – Ponte PERDÃO “Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar.” (BACON, Francis). Seja ponte.

(*) Raimundo Soares de Andrade é um construtor de boas pontes – [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img

8 COMENTÁRIOS

  1. Verdade Raimundo, temos que ser pontes de união e não de discódia; de amor e não de ódio; de perdão e não de julgamento. Gostei muito do texto! Deus abençoe todos os leitores.

  2. Verdade Raimundo, temos que ser pontes de união e não de discódia; de amor e não de ódio; de perdão e não de julgamento. Gostei muito do texto! Deus abençoe todos os leitores.

  3. Quisera eu que todos os homens decidissem construir pontes a favor do bem. Sendo assim, reafirmo a frase: SEJA BRIDGE,SEJA PONTE, SEJA FÉ, SEJA LUZ, SEJA SAL, SEJA PAZ EM JESUS. Sejamos PONTES.

  4. Quisera eu que todos os homens decidissem construir pontes a favor do bem. Sendo assim, reafirmo a frase: SEJA BRIDGE,SEJA PONTE, SEJA FÉ, SEJA LUZ, SEJA SAL, SEJA PAZ EM JESUS. Sejamos PONTES.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img