18.7 C
Rondonópolis
 
 

Gastronomia em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Orlando Sabka - vendedor aposentado - 01-12-12
“Esse caldeamento de famílias, oriundas das mais diversas regiões do Brasil e, inclusive do exterior, como os libaneses, alemães, italianos, russos, japoneses, etc., nos deixaram um legado extraordinário em nossa gastronomia”

(*) Orlando Sabka

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar, mesmo atrasado, Rondonópolis pelos seus 60 anos de emancipação política e uma das cidades mais promissoras de Mato Grosso. Ao longo dos tempos aqui aportaram famílias vindas praticamente de todos os Estados da Federação e cada uma delas com suas peculiaridades gastronômicas, constituindo enorme variedade de pratos típicos, de dar água na boca das pessoas que estão chegando, seja para fixar residência, a negócios, de passagem, turismo, etc.

Esse caldeamento de famílias, oriundas das mais diversas regiões do Brasil e, inclusive do exterior, como os libaneses, alemães, italianos, russos, japoneses, etc., nos deixaram um legado extraordinário em nossa gastronomia, com várias centenas de pratos diferentes, entre salgados e doces. Acreditamos que existem mais do que isso, mas, pelo que conseguimos apurar, é bastante significativo, mas isso é de menos importância, mas sim a qualidade dos mesmos, desde os mais simples aos mais sofisticados.

A riqueza desses pratos, sua delicadeza no preparo, nos sabores dos mais diversos, suas cores e formas mil, agradam a todos os paladares, inclusive os mais exigentes. Em nada ficamos devendo aos grandes centros com suas riquezas gastronômicas como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, etc. e etc. O que diferencia é o tamanho das cidades e a sofistificação da maioria dos restaurantes em relação a nossa cidade, mas na qualidade dos pratos apresentados em nada deixamos a desejar. Nossos profissionais da gastronomia são impecáveis em seus mínimos detalhes, cujos pratos típicos ou não há muito que ultrapassaram fronteiras.

Pelo fato dos 60 anos de Rondonópolis, foi escolhido o prato típico da cidade e por ser muito apreciado há décadas pelas esquinas e praças, o “espetinho a Rondonópolis”, numa justa homenagem a essa iguaria simples e tradicional em nossa cidade. Parabéns. Isso é cultura, e como tal deve ser preservado. Carne no espetinho assada na brasa, acompanhada de mandioca cozida, normalmente numa roda de amigos, numa conversa descontraída é super legal.

Na verdade, cada cidade, balneário, pousadas, etc., Brasil a fora, apresenta uma enorme variedade gastronômica e é exatamente nessa variedade que nosso país se sobressai aos olhos do mundo, de modo que podemos afirmar que a gastronomia brasileira tem um pedacinho de todos os países da Terra. Somos abençoados por isso e nesse contexto gastronômico se encaixa a jovem senhora dos sonhos de todos nós, a nossa querida cidade de Rondonópolis. Jovem, sim, apenas desabrochando 60 anos.

(*) Orlando Sabka é morador em Rondonópolis. E-mail: [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img