29.5 C
Rondonópolis
 
 

Recebereis o Espírito Santo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Neste final de semana, a Igreja celebra uma das festas mais importantes: dia de Pentecostes, dia da vinda do Espírito Santo, dia da Igreja nascente e da comunidade eclesial reunida. Celebra-se o envio do Espírito Santo à Igreja. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. O povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2,1-13. No dia de Pentecostes os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos em oração. Durante a oração, ouviu-se um ruído, “como se soprasse uma ventania”. “Línguas de fogo” pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo.
Antes do Pentecostes, os discípulos estavam reunidos com “portas fechadas, com medo, tímidos e ânimo para anunciar Jesus morto e ressuscitado”. Ao receberem o Espírito Santo, imediatamente abriram as portas e cheios de coragem foram às sinagogas, às praças e anunciavam com coragem e alegria a certeza da presença de Jesus Cristo. Eles cumpriram o Jesus lhe tinha dito: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho”. “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados, aquém não os perdoarem, serão retidos” (Jo 20, 19-23).
É o Espírito Santo que ilumina os caminhos da Igreja e por isso vai conduzindo pelos caminhos deste mundo como um sinal visível da presença de Deus no meio de nós. A Igreja não é uma organização ou uma invenção humana. A Igreja é de iniciativa divina e o Espírito Santo a conduz através dos séculos até os dias de hoje.
Todos nós somos frágeis e necessitamos constantemente da presença, da luz, da força, da orientação do Espírito Santo. É dever do cristão, cada dia invocar os dons do Espírito Santo. O dom da SABEDORIA que nos ensina a sermos sensatos diante da vida. O dom da INTELIGÊNCIA para poder discernir o que acontece à sua volta e podermos caminhar segundo os valores do Evangelho. O dom do CONSELHO para estarmos abertos à graça e à ação de Deus que nos orienta no caminho dá vida e podermos pronunciar palavras boas aos irmãos. O dom da FORTALEZA que nos conforta para superarmos as dificuldades e as propostas enganadoras e sermos firmes e fortes na fé. O dom da CIÊNCIA que nos ajuda a viver a justiça, a solidariedade e a boa intenção nas nossas decisões. O dom do RESPEITO A DEUS que a ter sempre a presença de Deus em nossa vida, amá-lo de todo coração.
Neste final de semana, com toda Igreja podemos rezar: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém”
Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

(*) Dom Juventino Kestering, diocese de Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img