28.4 C
Rondonópolis
, 27 maio 2024
 
 

Comunismo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Tudo teve início na Rússia no tempo do Império (Czar Nicolau II), da Revolução Russa (1917) e da Guerra Civil Russa (1918-1921), através de Vladimir Ilitch Oulianov (Lenine) e Stalin seus grandes mentores. Utilizou-se da fome como meio de propaganda, a fim de transformar a sociedade e varrer todo e qualquer tipo de fé e manifestação religiosa da Rússia. Tanto ele (Lenine) como Marx consideravam a religião o “ópio do povo”.
Bem antes, em 1905, surgiu o embrião do socialismo, com a derrota da Rússia Czarista para o Japão, país pequeno e sem tecnologia. As estruturas do Império foram abaladas a ponto de o Czar Nicolau II ficar desacreditado perante o povo. Houve revolta e isso foi suficiente para dar início à revolução de 1917. Daí para frente até 1953 foram mortos mais de 43 milhões de pessoas na Rússia e nos países satélites para implantar o comunismo.
Na Coreia do Norte foram mortos 3,5 milhões de cidadãos, principalmente de fome, excesso de trabalho e execuções. Na China, com o expurgo e implantação do socialismo, Mau Tse Tung exterminou 63 milhões de chineses. No Camboja, décadas de 60 e 70, os Khmers Vermelhos/Maoístas, sob comando de Pol Pot e do marechal Lon Nol, tomaram o poder num verdadeiro genocídio, torturas e perseguição religiosa, com centenas de milhares de cambojanos assassinados e mais de 2 milhões que morreram de fome num período de apenas quatro anos (1975/1978).
Em Cuba, não foi nada diferente com a implantação do comunismo por Fidel Castro, Che Guevara e outros, com milhares de pessoas assassinadas, centenas de milhares jogadas nas prisões, muitas deportadas. Indústrias, terras e bens foram confiscados, liberdades individuais supridas e constantemente policiadas até os dias atuais, de modo que a economia é decadente, o povo sofrido e pobre, sem vislumbrar dias melhores, sob a égide do comunismo.
Na Colômbia, as FARC, guerrilheiros marxistas/leninistas e traficantes de drogas e armas dominam boa parte do país, com seqüestros e assassinatos. Na Venezuela de Hugo Chávez, onde o socialismo está implantado, o país passa por muitas dificuldades, dentre elas falta alimentos, energia elétrica racionada, liberdade e segurança individual, imprensa escrita, falada e televisionada, além de nacionalização de empresas. Oposição, nem pensar! As invasões de propriedades rurais, apartamentos e residências são uma constante, de modo que o país se encontra nas mãos desse ditador, que impõe leis a seu bel prazer. E, por incrível que pareça, encontra seguidores aqui na América Latina em diversos países, inclusive no Brasil, a fim de implantar uma nova ordem social, a qual, no entender deles, nasceria um mundo novo e fraterno, igualitário, liberto do capitalismo e das leis existentes que regulam nossas vidas.
Em todos os países onde o comunismo foi implantado, as táticas sempre foram praticamente às mesmas, ou seja, promovendo o terror, invasões de terras produtivas ou não, com morte às centenas de milhares de fazendeiros, depredações, desarmamento populacional, assassinatos em massa, confisco de propriedades, de alimentos e de indústrias, militarizando-as sob coação. Das fazendas que restaram e das granjas comunitárias confiscaram os grãos produzidos, como também as reservas e sementes, ferramentas, ouro, prata, calçados, roupas, deixando que milhões de camponeses morressem de fome e frio (Rússia, China, Camboja). Milhões de pessoas foram assassinadas na Rússia e na China pelo fato de professarem uma religião. Milhares foram deportadas ou mandadas para campos de concentração em locais insalubres e trabalhos forçados (Sibéria e Camboja, por exemplo), onde, em pouco tempo morriam aos milhares.
Esse é um breve relato do que é o comunismo, suas reais consequências, como a perca total dos bens e das liberdades de expressão e religião, de o Estado ser o dono de seu destino, de não possuir nenhum direito, apenas obrigações.

(*) ORLANDO SABKA é morador em Rondonópolis -Email: [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Uma vez ouvi que: “Se aos vinte anos você não é comunista,você não tem coração,mas se aos quarenta você continua sendo comunista, então você é burro”
    Meu avô veio fugido da Rússia, pouco antes da segunda guerra mundial. Quem vislumbra direitos iguais por conta do comunismo, devia estudar um pouco mais e ver que no comunismo, na verdade, ninguem tem direito a nada. A teoria de Karl Marx é muito bonita no papel mas, na pratica, a coisa é bem diferente. O povo vira escravo do governo e quem não produz as cotas determinadas por ele, não come. A igualdade não é nivelada por cima, com todo mundo tendo direito a um carro bonita, uma casa na praia ou roupas da moda. Ela é nivelada por baixo. Se você acha que tem pouco, ficará com menos ainda.
    Lutar por condições de vida mais justas para as pessoas é uma coisa, lutar pela divisão igualitaria é coisa bem diferente.
    Um professor uma vez chegou na classe e disse: Hoje vocês vão entender o que é o comunismo. Então ele aplicou uma prova e depois de corrigi-las as notas ficaram assim:
    3 alunos tiraram – 10
    7 alunos tiraram – 8
    30 alunos tiraram – 6
    10 alunos tiraram – 0

    Agora eu vou somar todas as notas e dividi-las pelo número de alunos da classe, assim todo mundo ficará com a mesma nota. A média foi 5,32. Então o professor completou: Isso é Comunismo!Você acha que a maioria dos alunos ficaram contantes?
    No papel tudo é possível, mas na pratica as coisas funcionam diferente.

  2. Entre o socialismo científico que Karl Marx tão bem trabalhou o socialismo ideal (dos utópicos) e o socialismo real (o praticado em alguns países do mundo) há uma grande diferença, mas atribuir apenas a “desgraça” ao socialismo/comunismo prático de alguns países é estar trabalhando para a manutenção desse sistema capitalista de produção (consciente ou inconscientemente) ou simplesmente desconhecer a história dos fatos… Ora, alguns avanços sociais (se é que podemos dizer que houve esses avanços) nos países capitalistas de produção só foram alcançados em função da “ameaça” da implantação do próprio sistema socialista nesses países capitalistas. Quer dizer, os países capitalistas de produção acabaram por adotar alguns pequenos avanços sociais com “medo” do avanço do sistema socialista de produção. Agora, as ditaduras em qualquer sistema de produção são sempre terríveis para a população. Nem a ditadura do sistema capitalista e nem a ditadura no/do sistema socialista presta. O PODER é sempre avassalador, independentemente do sistema de produção adotado por este ou aquele país.

  3. Caro João Ricardo: sempre minha vida foi e é motivada por boas intenções. Talvez me falte mais conhecimento sobre o assunto “Comunismo”, pois nesse mundo ninguém, absolutamente ninguém sabe tudo, inclusive eu, mas tenho um bom acervo de pesquisa e sobre o qual realizei esse artigo. Ali constam verdades, não todas, é verdade, pois como eu afirmei, são algumas pinceladas, mas suficientes para mostrar ao público o que é o comunismo e como seus idealizadores/seguidores agem.
    Quanto ao senhor Jesus Cristo, Ele nunca pregou o comunismo,como jamais o fará, pois o comunismo é invenção diabólica do ser humano, mas sim o amor a Deus e ao próximo, a caridade, fraternidade, humildade, a obediência às leis (dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus), ser tolerante, ser cristão, ser família, ser livre, etc., algo que o comunismo nunca pregou, fez o contrário dessas coisas maravilhosas ensinadas por Cristo, portanto veja a diferença entre um e outro, é enorme, imensamente opostos. Os homens são passíveis de erros, como ocorreu ao longo dos tempos e continua a acontecer, mas a instituição Igreja deve ser preservada, de modo a corrigir seus erros, para que possa chegar cada vez mais próxima de Deus.
    Quanto ao capitalismo é mais que necessário que seja cada vez mais abrangente, melhor distribuido, de modo a dar oportunidade para todos em seu mais amplo sentido para que exista de fato vida digna sob a face da Terra. Sou totalmente contra essa concentração absurda de renda e bens cada vez maior em mãos de alguns, cuja ambição e poder não tem limite. Obrigado pelo seu comentário, pois idéias devem ser debatidas. Valeu, valeu mesmo.

  4. Prezado Orlando Sabka,
    Ao ler seu artigo, prefiro acreditar que o mesmo seja resultado de sua boa intenção, mas com falta de conhecimento sobre o assunto.
    Em minha opinião, o socialismo em tese, tirando o fato da defesa do ateísmo, não difere em muita coisa do que foi a experiência dos primeiros cristãos relatada na bíblia no livro de Atos.
    Ocorre que em nome do socialismo, realmente houveram muitos erros cometidos, bem como muitos acertos. O que não podemos fazer é atribuir ao socialismo, práticas equivocadas que não podem ser denominadas de socialismo. Pois seria a mesma coisa, que querermos condenar o cristianismo pelas práticas equivocadas que a Igreja Católica cometeu ao longo da história usando o nome de Cristo, para cometer práticas que com certeza não encontram nenhum respaldo no que foi defendido e vivido por Jesus Cristo, como as cruzadas ou a inquisição por exemplo.
    Agora comunismo, do meu ponto de vista, nunca houve e nem irá haver enquanto Jesus Cristo não voltar, pois acredito que o comunismo teórico só será possível após a volta de Jesus Cristo, ou no céu, pois o ser humano não está preparado para tal sociedade.
    Agora o capitalismo, este sim,em tese e na prática é cruel, pois defende o individualismo extremo, onde cada pessoa tem que acumular o máximo de riqueza possível, mesmo que este acumulo de uns signifiquem a miséria de outros, mesmo que mais de 22 mil crianças morram de fome por dia no planeta terra.
    O capitalismo tem conseguido que cada vez mais a sociedade perca sua sensibilidade e amor ao próximo. Não é difícil hoje, se ver em qualquer grande cidade do mundo capitalista pessoas miseráveis largadas nas sarjetas sem despertar qualquer compaixão ou mesmo indignação nas pessoas que passam, e com a maior indiferença fingem que não estão vêem.
    Por isto, acredito que ao invés de ficarmos perdendo tempo debatendo qual teoria é melhor, devemos é partir para a prática do bem sem olhar a quem, pois talvez assim consigamos realmente encontrar um sistema justo e aglutinador independente de nomes.
    Att. João Ricardo Nogueira

  5. Em toda a nossa história nunca houve o verdadeiro Sistema de Produção Comunista. O que ainda temos são Sistemas Ditatoriais denominados Comunistas com uma total privação da liberdade, o que torna inferior ao próprio capitalismo existente na maioria das sociedades – alguns mais perversos que outros, porém, o capitalismo! Esse Comunismo “existente” acaba suprindo a ganância de alguns poderosos oportunistas, em detrimento da humanização de muitos outros.
    O Sistema Comunista defendido pelos “intelectuais” – pessoas que realmente estudam as ciências humanas/econômicas e sociais, e seus avanços, está ainda muito aquém do acima citado, e que infelizmente é o entendimento de alguns que pensam saber o que significa o cerne verdadeiro desse sistema de produção, que inevitavelmente caminharemos para tal.

  6. Mesmo que tudo isso que o SR. disse é verdade, não tem nada haver com o que é o socialismo. Que nada mais é do que a divisão, igualitária, dos meios de produção de riqueza de uma sociedade. Agora se os comandantes são tiranos ou corruptos é outra coisa. Vamos ler mais e melhor gente!!!

  7. A abordagem sobre Comunismo manifestada na Opinião do Leitor, infelizmente possui um juízo parcial e com uma obliteração total deste Sistema Produtivo, como se fosse ele o responsável por todas as mazelas existentes em nosso planeta. Evidentemente que não podemos fazer apologia leviana sobre este ou aquele modo de produção, porque quando está em jogo o Poder, o ser humano usa de todos os recursos para atingir seus objetivos, independente se é Comunismo ou Capitalismo. O bom seria se existisse um modo produtivo mais humanizado e que colocasse em prática o Desenvolvimento Sustentável e que fosse capaz de reduzir as desigualdades sociais. O autor do texto relatou inúmeras barbáries cometidas pelo Comunismo e que portanto devem ser reprovadas. Mas o sistema Capitalista não é essa maravilha como muitos arautos dizem, pois produzem muitas crueldades também. Veja o que está ocorrendo no Orinte Médio entre Palestinos e Judeus, o que ocorreu no Iraque e o que está ocorrendo no Afeganistão. Sem prolongar mais, as atrocidades são cometidas lamentavelmente pelos indivíduos que estão no topo do poder, pois privilegiam seus interesses em detrimento daquilo que convém a maioria da população.

  8. Senhor Sabka. Tem alguma coisa errada na sua matéria. Agora mesmo está havendo eleições na Venezuela e a oposição está concorrendo. Se você não sabe, a nova Constituição da Venezuela foi aprovada num Referendo popular com a participação maciça da sociedade. Numa prova que a sociedade venezuelana está participando e aprovando o Governo de Hugo Chaves. Quanto às invazões, a única que ocorreu foi a do Palácio, provocada pelas forças reacionárias e apoiada pela mídia financiadas pelos norte americanos, contra seu governo legítimo e democrático.
    Eu achava que era só a mídia golpista que inventava factóides para enganar a população, mas, percebo que os mal informados também prestam a esse serviço.

  9. O engraçado que dentro das faculdades ainda existem pseudos comunistas. “Intelectuais” que ainda defendem essa anarquia humana. Eu fico até pensativo sobre isso. Ainda dizem que o homem está evoluindo. Coisa nenhuma. O homem continua o mesmo desde o início da criação, lutando pelo poder e pelas coisas materiais como se fossem viver nesse mundo eternamente. Parabéns Sabka, é muito bom esclarecer isso. O maior defensor do comunismo no Brasil foi “Preste”, no entanto, na sua velhice declarou: “Que tudo que viveu na luta comunista foi o fogo da juventude”. Guevara só é heroi porque foi morto. E por ai vai.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira a lista: Programa CNH Social convoca mais 2.250 beneficiados com habilitação gratuita

O Governo de Mato Grosso publicou nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial do Estado, a segunda lista dos beneficiados...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img