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Como vencer a baixa adesão do paciente ao tratamento

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No modelo clássico da relação médico-paciente a informação segue um fluxo de direção única, onde o médico emite ordens e o paciente obedece sem nenhuma preocupação com o aspecto educacional do ato médico. Essa forma impositiva de abordagem terapêutica, ao ignorar a importância da educação do paciente durante a consulta, acaba gerando consequências danosas aos efeitos clínicos desejáveis.
Mais modernamente, boa parte da classe médica passou a aceitar a importância do processo educacional do paciente como elemento fundamental para o sucesso terapêutico, com base no conceito óbvio segundo o qual o paciente educado será, sem dúvida, um paciente aderente aos tratamentos e às recomendações da equipe de saúde. Não é fácil educar, uma vez que existe um longo caminho a percorrer entre a exposição ao conhecimento e a implementação efetiva desse conhecimento na rotina diária do paciente.
Nem tudo o que é ensinado consegue ser armazenado. Nem tudo o que é armazenado é incorporado. E nem tudo o que é incorporado acaba sendo finalmente implementado na rotina diária do paciente. Como consequência, resulta a não aderência do paciente às recomendações médicas e ao tratamento proposto, com prejuízos elevados para a saúde pública e pessoal. Essa sequência de efeitos negativos que impedem a obtenção de desfechos clínicos favoráveis é particularmente verdadeira em relação às doenças crônicas não transmissíveis, dentre as quais se destacam o hipotiroidismo, o diabetes, a hipertensão arterial e as dislipidemias, as quais exigem tratamento ao longo de toda a vida.
Um estudo com portadores de hipotiroidismo mostrou que 82% dos pacientes não seguiam adequadamente a orientação médica, com 36% dos pacientes faltando aos retornos programados e/ou 66% dos pacientes não seguindo a prescrição médica. As causas alegadas pelos pacientes para a não aderência às recomendações médicas foram de “puro esquecimento” em 67% dos casos, “falta de entendimento adequado sobre o uso contínuo e permanente da medicação em 28% dos pacientes e intolerância ao fármaco em apenas 3% dos pacientes”.
A situação de não aderência revelada pelo estudo reflete com precisão as dificuldades relacionadas à continuidade do tratamento em pacientes portadores de doenças crônicas. Considere-se, ainda, que o paciente idoso geralmente apresenta outras comorbidades crônicas, tais como diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial as quais, por sua vez, também exigem geralmente tratamentos com múltiplos fármacos, contribuindo para que a não aderência seja ainda mais pronunciada quando se considera o conjunto das patologias crônicas que costumam acometer o indivíduo de forma agrupada.
CONCLUSÃO: Fica cada vez mais caracterizada a necessidade urgente de programas educacionais para informar e motivar os portadores de doenças crônicas a aderirem às recomendações médicas e ao tratamento prescrito. Sem que o paciente esteja devidamente informado sobre sua doença e suficientemente motivado para aderir ao tratamento, a atitude usual do médico que apenas entrega a receita, sem nenhum suporte educacional ao paciente, certamente estará promovendo um indesejável impacto negativo sobre os índices de adesão do paciente às recomendações recebidas. A educação é o melhor remédio.
Por dr. Augusto Pimazoni Netto, coordenador dos Grupos de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

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