35.7 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

História de Rondonópolis registrada nas páginas do A TRIBUNA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Nesse período de mais de 4 décadas, foram produzidas 9.795 edições até hoje, constituindo o maior acervo da história de Rondonópolis

Jerry Mill, durante consulta ao arquivo do A TRIBUNA: “O melhor registro hoje da história de Rondonópolis é o arquivo do Jornal A TRIBUNA” – Foto: Divulgação

Dos 64 anos de emancipação de Rondonópolis, o Jornal A TRIBUNA vem registrando 47 anos dessa história de forma ininterrupta. Fundado em 7 de junho de 1970, o periódico vem acompanhando, registrando e fomentando o desenvolvimento e crescimento de Rondonópolis desde então.
Na verdade, a história de Rondonópolis e do Jornal A TRIBUNA acabam se confundindo uma com a outra. Nesse período todo, a partir de 1970, o A TRIBUNA registrou os principais acontecimentos e transformações vivenciadas por Rondonópolis, com suas conquistas, evoluções e também tragédias e momentos de profunda tristeza.
Não é por acaso que o A TRIBUNA se constituiu como o maior acervo dos acontecimentos/fatos de Rondonópolis. Dessa forma, os arquivos do jornal são constantemente usados para pesquisa de estudantes secundaristas, pesquisadores, escritores, historiadores e até trabalhos de monografias, dissertações e teses nas mais diferentes áreas do conhecimento.
No momento, o professor de Língua Inglesa Jerry Mill, membro da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), vem fazendo uma pesquisa no arquivo do Jornal A TRIBUNA sobre Lamartine da Nóbrega, falecido no ano passado, com a intenção de lançar um livro no primeiro semestre de 2018 sobre o pioneiro, considerando sua importância para Rondonópolis.
Jerry Mill observa que recorreu ao arquivo do Jornal A TRIBUNA justamente por registrar a história de Rondonópolis desde a década de 1970. Ele iniciou o trabalho de pesquisa para o livro em questão em novembro deste ano. “O melhor registro hoje da história de Rondonópolis é o arquivo do Jornal A TRIBUNA”, assegura o professor.
Nesse contexto, enfatiza que o servidor público federal aposentado foi uma figura que se destacou na história de Rondonópolis e, por isso, também muito citado no A TRIBUNA. Vale informar que Lamartine da Nóbrega atuou na Receita Federal do Município, foi o primeiro presidente do União Esporte Clube, presidente do Rotary Club de Rondonópolis, esteve envolvido em lutas como a criação da Santa Casa e melhoria local do sinal de TV, entre outras.
O professor faz questão de elogiar a preocupação da direção do A TRIBUNA em cuidar, preservar, encadernar e guardar para posteridade cada edição. “O cuidado que a empresa tem com o arquivo é muito importante. Qualquer pessoa pode ter acesso… É um patrimônio de toda a sociedade”, analisa.
Nesse trabalho de pesquisa para escrever o livro, Jerry Mill pontua que a internet tem um registro de informações locais ainda restrito a partir dos anos 2000. Contudo, ele acredita que todo esse material guardado pelo A TRIBUNA em seu arquivo, especialmente das décadas de 70, 80 e 90, precisa ser totalmente digitalizado, para possibilitar maior acesso aos usuários de todo o Mundo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img