19.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Palestras têm meta de melhorar produção

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Palestras técnicas realizadas na Exposul objetivaram melhorar a capacidade de produção das famílias que vivem no campo e garantir mais qualidade ao consumidor da região
Palestras técnicas realizadas na Exposul objetivaram melhorar a capacidade de produção das famílias que vivem no campo e garantir mais qualidade ao consumidor da região

Um ciclo de palestras técnicas foi realizado em Rondonópolis, na tarde desta quinta-feira (14/08), sendo dedicado aos pequenos produtores do município. Os temas abordados junto à 42ª Exposul visam incrementar a produção de leite, cultivo de peixes em tanque e o cooperativismo no segmento.
Fernanda Macitelli – zootecnista mestra em nutrição de ruminantes e doutoranda em comportamento e bem-estar animal – abriu o ciclo com a palestra sobre manejo de bezerros leiteiros. A proposta foi mostrar ao público o que a ciência estuda para mostrar a redução no índice de mortalidade que chega a 75% dos bezerros com até 28 dias de vida. Consciente que falta ajuda às famílias produtoras, ela iniciou o assunto com a pergunta sobre a importância de se criar bem os bezerros.
Outro assunto abordado no ciclo de palestras foi o cultivo de peixes. Piscicultor há pelo menos uma década no distrito de Boa Vista, José Uilson da Costa, o Zeca, falou sobre os conhecimentos básicos para o cultivo de peixes em tanques escavados. Com vasta experiência na atividade, Zeca abordou diversas etapas do processo, desde a escavação de tanques até a comercialização. A boa qualidade do peixe, na opinião do palestrante, depende de fatores como obedecer a capacidade de suporte do tanque, cuidados com a qualidade da água e da ração oferecida que deve ser  extrusada.

Prefeitura faz ciclo de palestras na Exposul - agricultura familiar - 14-08-14
Com 24 tanques na propriedade e outros 20 arrendados, Zeca produz cerca de 50 mil peixes por ano, além de alevinos para atender outras famílias do campo. Ele assegura que a rentabilidade chega a 50% de lucro real. Mas, alerta que para isso é necessário respeitar todas as regras de cuidados gerais com a produção. “Eu comecei com um tanque e atingi esse índice anual porque respeito seriamente as coisas. O piscicultor tem de ficar atento para fazer tudo de forma correta”, orienta.
Márcio Sidnei Semprebom – técnico analista do Sebrae-MT e gestor do Projeto de Agronegócio na Região de Rondonópolis – fez palestra sobre o cooperativismo na pequena produção. O promotor de Agricultura Familiar do Município, Renato Mendes, considera necessário implementar o cooperativismo em Rondonópolis. “Precisamos de mais união entre as comunidades rurais para isso. Com cooperativas todas as famílias vão ter mais ganho na compra, na venda e no aproveitamento dos produtos”, defende.
Renato Mendes acredita que as orientações repassadas pelos palestrantes devem resultar em mais renda para aqueles que se dedicam à agricultura familiar e alimentos de boa qualidade para os consumidores locais.
As palestras foram organizadas pela Promotoria de Agricultura Familiar do Município.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img