25.8 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Olá pessoal! Soberba! Um dos piores defeitos do ser humano. É preciso muita cautela, pois ela não se contenta com pouco, mas te pega nas coisas mais simples. Sobre esse tema vamos à nossa reflexão semanal.

A SOBERBA DA VIDA
Uma das posições mais perigosas que uma pessoa pode adotar em seu modo de viver, e que não é raro de vermos por aí, é a soberba, isto é, a arrogância, o orgulho, a presunção. A soberba nos leva a reagir com violência por coisas pequenas, leva-nos à busca de reconhecimento por coisas que não merecemos, faz com que venhamos a assumir créditos que deveriam a ser dados a outras pessoas, nos torna pessoas preconceituosas, afeta de forma muito forte os nossos valores, interfere em nossa capacidade de discernir com clareza os problemas do cotidiano, faz com que não reconheçamos os nossos erros. A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações. O soberbo, nem sempre é aquele que ‘acha’ que tem poder e elevada ‘autoridade’ para constranger os demais considerados seres inferiores. A soberba também está presente na vida de pessoas muito simples (mas sem humildade), que não têm posições sociais, mas que têm posições antisociais. Não ouvem, não aceitam conselhos, não aceitam ajuda, etc. O soberbo se sente auto realizado, querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer. O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Quando é superado, logo o soberbo se sente ameaçado, atingido, sendo tomado pela inveja, querendo depreciar os outros e vangloriar-se, sem que para isso se estruture para se superar ou até fazer uma avaliação da vida, dando-se em determinado momento por satisfeito. Pensem nisso!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img