Faltam recenseadores: Dificuldades atrasam início do Censo 2022 na cidade

Visitas domiciliares em Rondonópolis terão largada, porém o levantamento deve ter início apenas em alguns setores

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -
IBGE fez processo seletivo mais de uma vez, mesmo assim, não foi possível contratar o número previsto de recenseadores (Foto – Arquivo)

Em Rondonópolis, o Censo 2022, previsto para ter início ontem (1), foi adiado e deve começar parcialmente nesta terça-feira (2). O problema, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocorre em função da falta de recenseadores e atrasos na contratação.

No caso de Rondonópolis, situação que ocorreu em outras cidades brasileiras também, é que o número de vagas abertas ainda não foi preenchido.

Segundo o coordenador do censo em Rondonópolis, Marcelo Marques, o atraso de um dia no início do levantamento nos domicílios da cidade não deve impactar na conclusão dos trabalhos, prevista para daqui a três meses.

“A questão é que nem todas as vagas para recenseadores foram preenchidas e muitos foram contratados no último momento e o treinamento acabou atrasando”, disse, ressaltando que o IBGE está realizando mais um processo seletivo para atender as cidades em que ainda há vagas abertas para recenseadores, como é o caso de Rondonópolis.

Nesta terça-feira, Marques explica que as visitas domiciliares em Rondonópolis terão largada, porém em função dos problemas com a contratação, o levantamento deve ter início apenas em alguns setores.

Em Rondonópolis, foram contratados 23 coordenadores para o Censo 2022 e foram abertas 212 vagas para recenseadores que não foram preenchidas integralmente. O IBGE fez processo seletivo mais de uma vez, mesmo assim, não foi possível contratar o número previsto.

O censo já está com dois anos de atraso, pois deveria ter sido realizado em 2020. O levantamento domiciliar, que estava previsto para começar ontem, deve ser realizado em três meses conforme estimativa do IBGE.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Atualmente, a estimativa aponta que Rondonópolis conta com, no mínimo, 80.900 domicílios que devem ser visitados pelos recenseadores. Contudo, esse número não está atualizado.

“Os domicílios são divididos por setores, e alguns setores não tiveram a quantidade de domicílios atualizada. Assim, temos uma estimativa de no mínimo 80.900 domicílios, mas esse número deverá ser superior em função dos setores que não passaram por atualização”, concluiu Marques.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Câmara muda lei: Conversão de multas de trânsito por doação de sangue vai valer também para infrações médias

.Uma alteração na lei municipal 14.733 passa a garantir que podem ser convertidas por doação de sangue ou medula...
- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img