19.1 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Parque Nacional do Itatiaia registra -4,1°C e Rio tem madrugada mais fria do ano – 13h58′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Voltou a gear no Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. Na madrugada de hoje (10), os termômetros marcaram -4,1 graus Celsius (ºC), na entrada principal do parque, a 2.450 metros de altitude. A parte mais alta do Itatiaia fica a a 2.791 metros de altitude. De acordo com o porteiro do parque, Denilson Ramos Rodrigues, a geada não chegou a congelar os 12 rios que cortam a região de Resende.

Em maio, o Parque Nacional do Itatiaia registrou duas temperaturas abaixo de zero: -9,2°C, no início do mês, e -5,2ºC, no final do mês.

Rodrigues informou que, nos finais de semana, entre 300 e 350 pessoas visitam o parque, principalmente vindas de São Paulo e do Rio de Janeiro. No último feriado de Corpus Christi, no dia 26 de maio, cerca de 600 pessoas visitaram o local, por causa da beleza dos rios e cachoeiras que cortam a região.

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, próximo ao estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Na região sul fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia abrange municípios de Itatiaia e Resende. Já no sul de Minas Gerais, engloba parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas.

Já o município do Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano, colocando esta sexta-feira como o dia com temperaturas mais baixas de todo o ano de 2016. Os termômetros chegaram aos 11,3°C no Alto da Boa Vista entre 1h e 3h da madrugada. A maior temperatura foi registrada em São Cristóvão, zona norte do Rio, onde os termômetros não passaram dos 17°C. A menor temperatura que havia sido registrada este ano era 13,7 °C, em maio, também no Alto da Boa Vista.

Segundo a meteorologista do sistema Alerta Rio, vinculado ao Centro de Operações Rio (COR), Juliana Hermsdorff, o tempo é influenciado pela presença de uma massa de ar fria e seca. “E é essa massa que deixa o clima mais ameno e frio. Isso [baixa temperatura] deve se estender até o começo da próxima semana, quando as temperaturas crescerão, ainda que discretamente, chegando aos 26°C”, disse.

Juliana afirmou que, durante o final de semana, o sol pode aparecer entre nuvens, mas a temperatura continuará baixa, atingindo apenas 24°C. Segundo ela, é verdadeira a sensação que muitos têm de que durante a madrugada esfria ainda mais.

“É que, quando chega a noite e o céu está sem nuvens, a Terra perde muito de seu calor, pois ele vai todo para o espaço. Essa noite, por exemplo, foi exatamente assim. O céu limpo que fez com que as temperaturas caíssem ainda mais durante a madrugada. Quanto mais nuvens, mais chance da temperatura ficar menos fria como ficou hoje”, explicou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira é de máxima de 21°C e mínima de 14°C, com céu nublado a parcialmente nublado ao longo do dia e ventos de fracos a moderados também durante toda a sexta-feira. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, há previsão de ressaca. As ondas devem atingir 3,5 metros até domingo (12).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img