19.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Estrutura lar dos idosos | Fiscalização em MT | Desconto maior no IPVA | Ações educativas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Divulgação)

ESTRUTURA LAR DOS IDOSOS I

As secretarias municipais de Promoção e Assistência Social (Sempras), de Saúde (SMS) e Sinfra realizaram nesta terça-feira (03) uma reunião para organização de uma ação integrada para buscar estratégias e viabilidades que garantam melhorias na estrutura física do Lar dos Idosos que atualmente atende cerca de 65 pessoas de ambos os sexos.

ESTRUTURA LAR DOS IDOSOS II

Essa força tarefa começou a se organizar, após uma visita recente ao local pelo prefeito José Carlos do Pátio, que na ocasião se fazia acompanhar pela presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Marildes, e foram detectadas algumas deficiências estruturais, como na lavanderia, que inclusive, foi condenada pala vigilância sanitária da SMS.

ESTRUTURA LAR DOS IDOSOS III

Durante a visita também foram identificadas goteiras no telhado, infiltrações e a necessidade de alguns reparos na estrutura, como na parte elétrica e hidráulica, entre outros, e que segundo Fabiana Rizati, Secretária de Promoção e Assistência Social, serão sanados em breve.


 

(Foto – Divulgação)

FISCALIZAÇÃO EM MT I

Em 2022, Mato Grosso ficou em 1º lugar como o estado que mais fiscalizou serviços de arquitetura e urbanismo do país. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) foram emitidos 5.492 relatórios de fiscalização no período. Em 2º lugar está o Rio Grande do Sul com 3.654 relatórios e em 3º lugar o Tocantins com 1.745 documentos emitidos.

FISCALIZAÇÃO EM MT II

Mato Grosso também é destaque no ranking nacional de cidades fiscalizadas de 2022, com diversos municípios mato-grossenses em posição de relevância. Sinop aparece em 2º lugar com 986 relatórios emitidos, Primavera do Leste em 4º lugar com 740 documentos, Cuiabá em 7º lugar com 612 relatórios e Tangará da Serra em 14º lugar.

FISCALIZAÇÃO EM MT III

Aparecem ainda no ranking a cidade de Sorriso (22º), Alta Floresta (32º), Campo Novo do Parecis (37º), Guarantã do Norte (40º), Rondonópolis (46º), Colíder (54º), Água Boa (56º) Campo Verde (60º), Sapezal (63º), Barra do Bugres (68º), Tapurah (69º), Nova Ubiratã (82º), Chapada dos Guimarães (85º) e Matupá (90º). Ao total, 60 cidades foram fiscalizadas in loco em 2022.


 

(Foto – Secom-MT)

DESCONTO MAIOR NO IPVA I

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), encaminhou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumenta o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os cidadãos cadastrados no Programa Nota MT, e que pedem o CPF na nota. A proposta, que permite o desconto de R$ 100 ou, caso seja mais vantajoso, de 10% do valor a ser pago, limitado a R$ 700, deve ser discutida e votada ainda neste mês.

DESCONTO MAIOR NO IPVA II

De acordo com a Sefaz, o sistema do Nota MT será atualizado com as novas regras do desconto no IPVA após aprovação do Projeto de Lei e publicação da nova legislação. O desconto no IPVA do Nota MT é obtido por meio de pontuação, acumulada a partir das notas fiscais emitidas com o CPF nas compras realizadas em estabelecimentos comerciais de Mato Grosso. O benefício é concedido para a pessoa cadastrada no programa e, também, proprietária do veículo que terá o abatimento no imposto.


 

(Foto – Divulgação)

AÇÕES EDUCATIVAS I

Nos últimos quatro anos, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas por meio de campanhas, palestras e abordagens educativas realizadas pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito), em diversos municípios do Estado. O objetivo das ações é sensibilizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas para adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

AÇÕES EDUCATIVAS II

Entre as atividades realizadas, estão palestras educativas em escolas e empresas, Pit Stop educativo, ações e mutirões sociais, capacitações, abordagens educativas em bares, restaurantes e eventos festivos, dentre outros espaços, além de campanhas educativas de trânsito como Volta às Aulas, Carnaval, Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img