
.
Um crime com características de execução marcou a noite desta sexta-feira (2) em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). Robson Lopes dos Santos, conhecido pela alcunha de “Robinho da Lua”, foi assassinado a tiros dentro de sua residência, localizada na Rua A-11, no bairro Pedra 90.
A vítima, que utilizava tornozeleira eletrônica no momento do crime, foi encontrada já sem vida pela própria companheira. A perícia técnica apontou que Robson foi alvejado em diversas partes do corpo, incluindo cabeça, rosto, tórax, costas e nádegas.
.
A dinâmica do crime
A Polícia Militar foi acionada via CIOSP após uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmar o óbito no local. Ao chegarem ao endereço, os policiais isolaram a área para o trabalho da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Na cena do crime, os peritos localizaram cerca de 10 cápsulas de munição calibre 9 milímetros e projéteis espalhados pelo chão, evidenciando o poder de fogo utilizado na ação.
A companheira de Robson relatou aos policiais que mantinha um relacionamento com ele há cerca de dois meses, mas que eles residiam naquela casa em Rondonópolis há apenas 11 dias.
Ela afirmou que, ao chegar na residência, encontrou o marido caído ao solo, cercado por uma grande poça de sangue.
Aos militares, a mulher disse desconhecer qualquer desavença recente ou rixa que pudesse ter motivado o homicídio, ressaltando o pouco tempo de convivência na cidade.
.
Extensa Ficha Criminal
Embora a companheira tenha alegado desconhecimento sobre ameaças, o levantamento policial revelou que Robson Lopes dos Santos possuía um histórico profundo no mundo do crime.
Natural de Araputanga (MT), “Robinho da Lua” acumulava 28 passagens criminais.
Sua trajetória delituosa registrada inclui ocorrências desde 2008:
2008-2010: Múltiplos registros de furto e dano.
2011: Uso ilícito de drogas e tentativa de homicídio.
2014-2015: Apropriação indébita, furto e vias de fato dentro de unidade prisional.
2017-2021: Ameaça, receptação e reincidência em furtos e drogas.
2022: Prisão por mandado e descumprimento de ordem judicial (rompimento de tornozeleira).
2024-2025: Lesão corporal e novas prisões.
As investigações apontam ainda que Robson possivelmente tinha ligação com uma facção criminosa e já havia sobrevivido a duas outras tentativas de homicídio em anos anteriores.
.
Investigação
O caso foi registrado como homicídio doloso e encaminhado para a Polícia Judiciária Civil (PJC).
Os investigadores agora trabalham para identificar a autoria dos disparos e a motivação do crime, cruzando as informações sobre a recente mudança da vítima para Rondonópolis com seu extenso passado de conflitos com a lei.
.



