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Rondonópolis
, 31 maio 2024
 
 

Ser professor na atualidade: a constante busca pelo conhecimento

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Com o passar dos anos, a importância da pesquisa vem crescendo no país. Tornou-se indispensável estudar, se fazer e refazer para a educação, é por este motivo que a construção do conhecimento científico deve estar presente na formação inicial do professor e durante toda sua atuação. A reflexão do professor deve ser feita constantemente durante a graduação e após a sua inserção na docência.
Quando se decide por um curso de formação inicial em Licenciatura é fundamental ter em mente que poderá assumir o papel docente e isso significa focar-se na pesquisa e na busca constante de conhecimentos, pois ser professor na atualidade é estar preparado para enfrentar desafios diários e ser disposto a inovar em suas práticas.
Não é segredo que com os avanços tecnológicos as informações chegam de forma rápida e tornam-se acessíveis muito cedo às crianças, portanto o professor deve compreender que as mesmas estão facilitadas e que se informar é diferente de construir conhecimento. Neste sentido, o professor mediador deve ter clareza da relevância de selecioná-las de forma responsável contribuindo na formação de sujeitos facilitado a aquisição no processo de aprendizagem.
No entanto, o professor que não busca caminhar por este viés e que acredita já “saber de tudo” pode ficar preso a métodos de ensino que venha a não contemplar todos os alunos em sala, em especial aqueles que possuem algumas limitações como os que apresentam dificuldades de aprendizagem, transtornos ou até mesmo uma deficiência.
Sendo assim deve-se pensar o sujeito e suas subjetividades, pois cada um tem uma maneira diferente de apropriar-se do conhecimento exigindo do professor uma constante busca, pois se fechar a apenas um método de ensino é ignorar essa diversidade de conhecimentos e formas de aprendizado. Quando o professor está ainda na sua graduação e compreende que esta profissão tem que ser baseada neste estudar de forma contínua, ele começa desde então a se tornar um professor pesquisador estando aberto as novas experiências e aprendizados assim, podemos compreender a importância de uma boa formação inicial e que esta formação vem subsidiando as suas práticas no dia-a-dia de sua sala de aula.
É perceptível que a educação inicial não sana todos os questionamentos tanto da prática quanto da teoria acerca da educação, porém, tal fase dará aos iniciantes um apoio para dúvidas e dificuldades que poderão vir ao longo da carreira docente. Ser um profissional da educação é algo que se refaz, mediante aos processos educativos tanto formais quanto informais, deste modo, o professor que está preocupado com as questões atuais, se mantém informado, pesquisa e tem como formação algo além da graduação acaba se destacando.

(*) Jéssica Lorrayne Ananias da Silva e Maria Pina de Souza Santana professoras na rede municipal de Rondonópolis

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