36 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Intolerância religiosa e poder paralelo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noA religião é o conjunto de práticas e princípios que regem as relações existentes entre o homem e a divindade. É a maneira pela qual a humanidade se apega e se entrelaça a um ser transcendental, depositando nele sua crença, sua fé, sua esperança, enfim, a mais bela e infinita expressão de respeito e submissão. Contudo, a religião se caracteriza por ter um aspecto construtor da humanidade, onde as pessoas desenvolvem uma personalidade baseada na fé, na esperança, na fraternidade, no amor circunstancial a um ser supremo, criador e magnânimo.
Essas características religiosas são encontradas em bilhões de adeptos pelo mundo, porém, por outro lado, se observa um crescimento assustador de grupos que utilizam da sua fé e de sua religião para promover maldades, massacres, trazendo destruição, mortes e infâmias para milhares de pessoas pelo mundo a fora. São grupos radicais que se infiltram em doutrinas religiosas se multiplicando pelos continentes, causando sofrimentos e ondas de terror para a humanidade. São grupos financiados por nações e milionários, que investem milhões de dólares nos chamados atentados terroristas, e também na formação e treinamentos dos chamados, segundo eles, o exércitos de Alá, que aprendem a matar e manusear armas de grosso calibre desde crianças.
O Islamismo, segunda maior religião do mundo em número de seguidores, vem se transformando num grande império religioso, onde seus adeptos cada vez mais se multiplicam, numa crença, cultura e tradição secular muito forte e grandiosa, e que nos últimos cinqüenta anos vem se aproximando quantitativamente do Cristianismo, a maior religião do planeta. A religião muçulmana, como qualquer outra doutrina possui seu lado nobre, mui digna de respeito e fé, mas que, todavia, sua parte obscura vem provocando medo e tensão nos quatro cantos da Terra.
Dentro do Islamismo aparecem grupos radicais que formam exércitos especialmente treinados para levar o espanto e o terror aos povos. São os chamados fundamentalistas e radicais islâmicos, que fazem uso de versículos do Alcorão, seu livro sagrado, para a partir daí, promover ondas de atentados, proporcionando mortes e destruição a muitas famílias por esse planeta. Os nomes desses grupos milicianos são os mais diversos e variados, como o Al Qaeda, responsável pelos ataques terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Com base no Afeganistão, a Al Qaeda não aceita e nem se submete a expansão do capitalismo ocidental; tem o Hezbolláh, grupo terrorista armado, fixado no Líbano, sendo financiado pela Síria e o Irã, responsável por muitos ataques de homens e carros bombas no Oriente Médio, Europa e África; o Hamás, grupo fixado na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, maioria palestinos que luta radicalmente para que aconteça a independência de Gaza, sua terra santa. Enfim, são vários grupos que usam da intolerância religiosa e de outros meios para conseguirem o seu intento, e que por isso são chamados geopoliticamente de poder paralelo.
A religião, como disse no início, é um sistema doutrinário, sinônimo de vida, de paz, de amor e de esperança. É o meio pelo qual nos unimos para chegarmos mais próximos de Deus, aquele que tudo criou e tudo fez.  Grandes infelizes são aqueles que usam da sua religião para matar o próximo. Que usam de artifícios e preceitos para promover desavenças e terror aos filhos do Criador, pois, sobretudo a vida, o bem mais precioso que recebemos de Deus, deve ser abençoada e cultivada pelos mais diversos preceitos e fundamentos religiosos. Não é isso que fazem alguns radicais, pois o que eles fazem acontecer é a morte e o pecado, sendo totalmente contrários aquilo que uma religião deveria pregar, que é o zelo, a graça, a plenitude da vida, o dom supremo de Deus, o nosso Criador, onipotente, o mais forte de todos, digno de louvores e glórias no céu e na terra, por todos os séculos dos séculos, amém!
(*) Reuber Teles Medeiros é professor, geógrafo, servidor público em Rondonópolis – E mail: [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

CNH Social: Ciretran começa a atender beneficiados de Rondonópolis nesta segunda-feira (13)

O DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito, começou nesta segunda-feira (13), a atender os beneficiados com a carteira de habilitação...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img