15.2 C
Rondonópolis
, 16 julho 2024
 
 

“Vibra União”: Colorado completa hoje 51 anos de história

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Nestes 51 anos de existência, o União não ficou de fora de nenhuma edição do Campeonato Mato-grossense. No entanto, apenas uma vez teve o gosto de levantar a taça de campeão. O feito histórico ocorreu na noite do dia 28 de abril de 2010, no Luthero Lopes (Foto – Arquivo)

Considerado um dos símbolos de Rondonópolis, o União Esporte Clube completa hoje 51 anos de história. Fundado em 6 de junho de 1973, o Vermelhinho, que teve o saudoso Lamartine da Nóbrega como o seu primeiro presidente, surgiu da fusão de quatro times amadores da cidade (Santos, Paraibana, Comercial e Olaria).

O seu maior patrimônio conquistado ao longo de todos estes anos de existência é a sua torcida apaixonada e “companheira”, como diz a letra do seu hino composto por Waldick Arantes.

A equipe que tem no seu uniforme de jogo a predominância da cor vermelha, “que se confunde com o rio e o coração desta cidade”, é um dos poucos clubes do futebol mato-grossense que disputou todas as edições do campeonato estadual. Ou seja, nunca se licenciou e teve como seu primeiro título de campeão o Torneio Incentivo, uma competição organizada pela CBF, em 1975.

Ao longo desses 51 anos, o União também se tornou uma das agremiações que mais vezes chegou à final do Campeonato Mato-grossense. Acumula 12 finais, ficando 11 vezes como vice.

Somente quase 37 anos depois de sua fundação, que o Vermelhinho conseguiu o almejado título de campeão mato-grossense e ocorreu na inesquecível noite do dia 28 de abril de 2010, no Luthero Lopes.

A torcida, naquela noite, foi mais do que nunca o décimo segundo jogador e empurrou o Vermelhinho para a vitória por 3 a 2 sobre o Operário, com gols de Valdir Papel (2) e Leonardy. No primeiro jogo da final, no Estádio Dutrinha, em Cuiabá, as duas equipes haviam empatado em 2 a 2.

Atualmente, o União se consolida como a segunda força do futebol mato-grossense, que tem o Cuiabá na elite do Campeonato Brasileiro. Nos últimos três anos, o União ficou como vice-campeão estadual, perdendo sempre para o Dourado.

Em que pese o seu fraco desempenho neste início do Campeonato Brasileiro da Série D, onde ocupa a sexta colocação do seu grupo e fora da zona de classificação para fase de “mata-mata”, o União ainda sonha com o inédito acesso à Série C em 2025.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Santa Casa alerta: Pacientes e familiares estão sendo vítimas de golpistas

Pacientes da Santa Casa de Rondonópolis e familiares estão sendo vítimas de tentativa de golpes. A situação já foi...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img