25.8 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Horário de verão começa à meia noite

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Relógios serão adiantados em uma hora na virada deste sábado para domingo
Relógios serão adiantados em uma hora na virada deste sábado para domingo

Brasília

A economia com o horário de verão, que começa à 0h deste sábado para domingo (19), será menor neste ano por causa da forte estiagem registrada no país. A meta do governo federal é economizar R$ 278 milhões, valor 31% menor em comparação ao horário de verão passado, que resultou em uma economia de R$ 405 milhões. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a escassez de chuvas obrigou o governo a usar energia gerada pelas usinas térmicas, que custa mais caro do que a produzida pelas hidrelétricas. Ainda segundo o ministério, o horário de verão deve resultar numa diminuição de 4,5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, das 18h às 21h. “Com o horário de verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da eletricidade”, afirma o secretário de energia elétrica do ministério, Ildo Grüdtner.
O horário de verão deste ano vai ser mais longo que dos últimos anos. Começa à 0h deste sábado para domingo e vai até 22 de fevereiro do próximo ano, totalizando 126 dias. Nos últimos 15 anos, a medida durou em média 121 dias. A lei determina que o horário de verão comece no terceiro domingo de outubro e termine no terceiro de fevereiro. Como este ano vai coincidir com o Carnaval, a medida será estendida por uma semana. No domingo, quem vive nos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal deve adiantar o relógio em uma hora. Moradores das regiões Norte e Nordeste do país não participam do horário de verão.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Horário de verão é apenas um horário de comercio, que lhe é imposto; visto que vc acorda de manhã tem que acender as luzes para poder fazer coisas de seu cotidiano, quando sai do trabalho vc vai para um barzinho com os amigos ou ao shopping com a família ou seja você vai consumir.
    CONCLUINDO:
    A Itaipu tem 20 unidades geradoras. A última unidade instalada começou a gerar energia em 2007
    Cada uma unidade geradora tem capacidade de 700 megawatts (MW), potência suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Juntas, as 20 unidades geradoras somam 14 mil MW.
    Para se ter idéia da potência da Itaipu, 12 de suas unidades seriam capazes de fornecer toda a energia consumida nos três Estados do Sul do Brasil. Ou, então, sete unidades atenderiam toda a demanda do Estado do Rio de Janeiro.
    A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.
    Itaipu produziu em 2013 um total de 98.630.035 megawatts-hora (98,6 milhões de MWh), quebrando seu próprio recorde mundial de produção de energia, que ocorreu em 2012, com a geração de 98.287.128 megawatts-hora (MWh). O recorde anterior foi em 2008, quando Itaipu gerou 94.684.781 MWh.

    PENSE NISSO.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

14º Prêmio Acir: Grupo Tulipas é referência em Rondonópolis e foi vencedor em três categorias

Com forte atuação no segmento de todos os tipos de eventos, o Grupo Tulipas atua há mais de 26...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img