30.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

DIABETES TIPO 2 – CUIDADO COM ELA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

foto 07 - dr arthur foto 07 - diabetes dr arthur
O que é o diabetes mellitus tipo 2?
Diabetes tipo 2  é uma desordem que perturba a forma como o corpo usa o açúcar. Todas as células do seu corpo precisam de açúcar para funcionar normalmente. Açúcar entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina. Se não houver insulina suficiente, ou se o corpo deixar de responder à insulina, o açúcar se acumula no sangue. Isso é o que acontece com as pessoas com diabetes.
Existem vários tipos diferentes de diabetes. No diabetes tipo 1, o problema é que o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. No diabetes de tipo 2, o problema é que:
1)  As células do corpo não respondem à insulina;
2)  O corpo não produz insulina suficiente;
3)  Ou ambos.
Quais são os sintomas do diabetes tipo 2?
O diabetes tipo 2 geralmente não causa sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles incluem:
1) A necessidade de urinar muitas vezes;
2) Sede intensa;
3) Visão turva;
4) Perda de peso importante.
Se o diabetes tipo 2 raramente provoca sintomas, por que eu devo me importar com isso?
Mesmo que o diabetes tipo 2 não faça você se sentir mal, pode causar sérios problemas ao longo do tempo, se não for tratado, tais como:
1) Ataques cardíacos;
2) Acidente vascular encefálico (derrame cerebral);
3) Doença renal;
4) Problemas de visão (ou até mesmo cegueira);
5) Dor ou perda de sensibilidade nas mãos e pés;
6) A necessidade de ter dedos, pés, ou outras partes do corpo removidas (amputados).
Como posso saber se tenho diabetes tipo 2?
Para descobrir se você tem diabetes tipo 2, o seu endocrinologista  pode fazer um exame de sangue para medir a quantidade de açúcar no seu sangue.
Qual o tratamento para o diabetes tipo 2?
Existem alguns medicamentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue. Algumas pessoas precisam tomar comprimidos que ajudam o corpo a produzir mais insulina ou medicamentos que sensibilizam a insulina a fazer seu trabalho. Outros precisam de injeções de insulina.
Às vezes, as pessoas com diabetes tipo 2 também precisam de medicamentos para reduzir os problemas causados pela doença. Por exemplo, medicamentos utilizados para baixar a pressão arterial podem reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Os medicamentos não são a única ferramenta para controlar o diabetes. Ser ativo, perder peso, comer direito e não fumar podem ajudar pessoas com diabetes a ficar o mais saudável possível.
Diabetes tipo 2 pode ser prevenido?
Sim, pode. Para reduzir as chances de ter diabetes tipo 2, a coisa mais importante que você pode fazer é controlar o seu peso. Se você já tem a doença, a perda de peso pode melhorar a sua saúde e controlar mais o açúcar no sangue. Ser ativo também pode ajudar a prevenir ou controlar a doença.
O diabetes tipo 2 é uma condição médica crônica que requer acompanhamento regular e tratamento por toda a sua vida. O tratamento inclui mudanças de estilo de vida, medidas de auto-cuidado, e às vezes medicamentos. Felizmente, esses tratamentos podem manter os níveis de açúcar no sangue próximos do normal e minimizar o risco de complicações.
CAUSAS DO DIABETES TIPO 2
Diabetes tipo 2 é  causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Causas genéticas – Muitas pessoas com diabetes tipo 2 têm um membro da família ou com diabetes tipo 2 ou outros problemas médicos associados com a diabetes, tais como níveis elevados de colesterol, pressão alta ou obesidade.
O risco de desenvolver diabetes tipo 2 é de 5 a 10 vezes maior em parentes de primeiro grau (irmã, irmão, filho, filha) de uma pessoa com diabetes em comparação com uma pessoa sem história familiar de diabetes.
A probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 é maior em determinados grupos étnicos, tais como as pessoas de origem hispânica, Africano e Asiático.
Condições ambientais – fatores ambientais, como o que você come e grau de atividade, combinados  com causas genéticas, aumentam  o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Gravidez – Um pequeno número (cerca de 3 a 5 por cento) das mulheres grávidas desenvolvem diabetes durante a gravidez, chamado de “diabetes gestacional”. O diabetes gestacional é semelhante ao diabetes tipo 2, mas geralmente desaparece após a mulher ganhar seu bebê. As mulheres que têm diabetes gestacional têm risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
Diagnóstico de diabetes 2:
O diagnóstico de diabetes é baseado em seus sintomas e os resultados dos exames de sangue.
Sintomas – Antes de ser diagnosticado com diabetes tipo 2, a maioria das pessoas não têm sintomas. Quando apresentam sintomas, geralmente são:
1) Necessidade de urinar com freqüência;
2) Sentir sede;
3) Visão turva.
As Complicações do diabetes:
Dentre as complicações do diabetes encontramos:
1) Doença coronária, o que pode levar a um ataque cardíaco;
2) Doença vascular cerebral, o que pode levar a acidente vascular cerebral (derrame cerebral);
3) Retinopatia (doença do olho), o que pode levar à cegueira;
4)  Nefropatia (doença do rim), o que pode levar à insuficiência renal e a necessidade de diálise;
5) Neuropatia (doença dos nervos), o que pode levar a, entre outras coisas feridas e amputação do membro afetado.
Muitas dessas complicações não produzem sintomas nos estágios iniciais, e a maioria pode ser evitada ou minimizada com uma combinação de cuidados médicos regulares e monitoramento de açúcar no sangue.
Por isso é tão importante o diagnóstico precoce e o tratamento, além do seguimento trimestral com o endocrinologista, pois com todas estas ações podemos evitar que a doença avance e traga as complicações crônicas, que são as grandes responsáveis pela diminuição da qualidade de vida e pela mortalidade nos pacientes diabéticos.

Por Arthur Emílio Vieira*, médico endocrinologista (RQE: 2639 e CRM: 6842) e vice-presidente da ARAD (Associação Rondonopolitana de Assistência ao Diabético).
*Clínica Médica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo-SP e Endocrinologia pela UNIFESP/EPM (Escola Paulista de Medicina).

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img