16.7 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

Colheita da soja deslancha na região

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Comparando com o mesmo período do ano passado, a área colhida de soja neste momento em Mato Grosso é quase 10% superior
Comparando com o mesmo período do ano passado, a área colhida de soja neste momento em Mato Grosso é quase 10% superior

O tempo aberto e firme colaborou sobremaneira com a colheita da soja nas últimas três semanas em Mato Grosso. O clima favorável fez deslanchar a colheita da soja em todas as regiões do Estado nesse período, a exemplo da região agrícola polarizada por Rondonópolis e Primavera do Leste. Dados novos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que 36,4% da safra 2013/2014 dessa oleaginosa já foi colhida em todo o estado de Mato Grosso.

O diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nery Ribas, observou ao Jornal A TRIBUNA que os produtores aproveitaram a estiagem e correram para recuperar o tempo perdido, provocado pela persistência das chuvas até o fim de janeiro. Tanto é que agora, comparando com o mesmo período do ano passado, informa que a área colhida de soja neste momento é quase 10% superior.

Nery Ribas ponderou que há a previsão de alguns dias de invernada na próxima semana, o que merece a devida atenção por parte dos produtores rurais. Inclusive, observou que Mato Grosso registrou alguns casos isolados de produtores que dessecaram a soja para a colheita e, na sequência, enfrentaram vários dias seguidos de chuva, gerando prejuízos pontuais.
No demais, o diretor técnico atesta que a colheita da nova safra vem ocorrendo sem grandes problemas, a não ser os costumeiros problemas de escoamento da produção, causados por estradas em péssimas condições, em diversas regiões do Estado. Na região de Rondonópolis e Primavera, repassa que a colheita vem transcorrendo sem maiores preocupações.

As regiões Médio-Norte e Oeste do estado continuam sendo aquelas com a colheita mais adiantada, com 42,7% e 47,8% das áreas, respectivamente. As mais atrasadas são a Norte e a Nordeste do estado, com 20% e 13,7% das áreas colhidas, respectivamente. A região Sudeste, na qual inclui Rondonópolis, está com 37,1% de colheita.

O Imea estima que a produtividade média de 54,2 sacas por hectare vem se mantendo durante a colheita desta safra, elevando a expectativa de produção por hectare de 51 sc/ha, no início do plantio, para 54 sc/ha.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img