
Quanto tem de política num prato de comida
OS IMPACTOS DA FOME NA SOCIEDADE
A concentração do crescimento da população global nos países mais pobres representa um desafio adicional para o cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, que preconiza a eliminação da pobreza e da fome, expansão dos sistemas de saúde e educação, igualdade de gêneros e redução da desigualdade.
Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a produção de alimentos terá de aumentar 70% para dar conta de alimentar a população mundial. E como conseguiremos isso? Muitos especialistas concordam que teremos comida suficiente, mas não nos lugares certos. Chefes do MST já informaram que em um eventual governo esquerdista, haverá mais invasões de terra. Ele e seu partido não são bem vistos pelo setor – mas erra no motivo, ao invocar um suposto conflito entre a produção agrícola. O agro não gosta dele pelas mentiras que ele conta.
Isso gera uma insegurança muito grande, em relação ao que ele poderá fazer com o país”, diz José Eduardo Sismeiro, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja). Um outro ponto crítico, segundo Sismeiro, é a relativização do direito de propriedade.
“Você precisa ter segurança jurídica para trabalhar tranquilo. Você não pode achar que a fazenda vai ser invadida, que o juiz dará reintegração de posse e eles não vão fazer. A gente já passou por isso. E quando o MST (aliado do PT) sai das propriedades, o estrago é muito grande. E nunca tem ninguém para pagar. Daí não existe Stedile (João Pedro Stedile, líder do MST), não existe Lula”.
Agronegócio, por definição, é todo negócio que produz renda e emprego em cadeias produtivas ligadas ao meio rural. “A Argentina regulou o agro, e agora está um caos, inclusive com propriedades abandonadas. Este é um cenário que os produtores brasileiros temem. Não adianta sobretaxar o agro para segurar alimentos dentro do Brasil. É commodity, é global, isso não resolve o problema. Quem regula os preços dos alimentos hoje no mundo é o mercado. Se você tiver excedente de produção e não puder vender, como fica?”, indaga o presidente da FPA.
“As escolhas dos governantes podem afetar diretamente a qualidade e saúde do solo, dos alimentos e até das nossas roupas. Podemos viver à beira do caos e da fome se não escolheremos um partido certo. Os cientistas mostraram que a fome não é algo apenas transitório. A fome durante a infância pode ter um efeito cascata o qual estamos apenas começando a entender. As consequências físicas e psicológicas de longo prazo da fome são sérias e têm implicações para a saúde da sociedade. As maiores chances de condições crônicas e de asma foram observadas entre os jovens que experimentaram múltiplos episódios de fome em comparação com aqueles que nunca passaram fome”.



