16.3 C
Rondonópolis
, 16 julho 2025
 
 

Enfim, acabou! Últimos vagões do VLT deixam MT rumo a Bahia

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ao todo, os 40 vagões foram negociados por R$ 793,7 milhões (Foto – Divulgação)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística informou que os últimos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram transferidos nesta sexta-feira (4) de Várzea Grande até a sede da empresa CAF, localizada em Hortolândia, no interior de São Paulo.

A operação é conduzida pelo Governo da Bahia, que, posteriormente, transportará os veículos até Salvador.

A transferência faz parte do acordo firmado entre os Governos de Mato Grosso e da Bahia e o Consórcio VLT, com mediação do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao todo, os 40 vagões foram negociados por R$ 793,7 milhões.

O acordo estabeleceu o pagamento para Mato Grosso em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. A primeira foi paga em dezembro de 2024.

As obras do VLT foram iniciadas em 2013, com a expectativa de que o modal atendesse a população da Região Metropolitana e os turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

No entanto, os trabalhos foram paralisados ainda em 2014, com menos de 20% dos trilhos implantados, deixando um rastro de obras inacabadas e prejuízo milionário.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Investigações policiais e revelações feitas por meio de delações premiadas indicaram que a escolha do modal e a contratação do consórcio foram marcadas por corrupção e pagamento de propinas.

Com isso, o Governo do Estado decidiu rescindir o contrato com as empresas responsáveis. Após alguns anos de disputas judiciais, o acordo mediado pelo Tribunal de Contas da União encerrou o caso e permitiu o ressarcimento dos cofres públicos.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente a população de Cuiabá é um povo de contenta pois desde 2013 houve MUITO desvio de verba que resultou na não implementação do VLT na cidade, e eles deixaram por isso mesmo, a estrutura criada só atrapalha e suja a cidade, pois nem se prestam a esse trabalho, de limpar o que não foi executado em acordo. Mas o que esperar do povo cuiabano que elegeu um prefeito que grava vídeo e posta em suas redes sociais culpando a população de ir muito ao posto de saúde e pegar atestado. Essa cidade só tá de apé ainda por um milagre e sabemos que esse milagre se chama dinheiro dos cofres públicos, pois MT é o segundo estado do BR que mais arrecada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

“Temperatura máxima”: Câmara deve votar hoje autorização para prefeito liquidar a Coder

Encaminhado ontem pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL), em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar nº 067/2025, que...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img