
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou o Sistema Integrado de Cadastro de Recursos para Apoio aos Incêndios Florestais (Sicraif) para que produtores rurais, prefeituras, instituições e demais parceiros possam registrar os meios que possuem para combater incêndios florestais, como máquinas, equipes e equipamentos. A medida integra as ações de prevenção e preparação para a temporada de incêndios florestais.
Por meio do Sicraif, é possível organizar antecipadamente o apoio operacional, ampliando a eficiência das ações e garantindo uma resposta mais ágil e estruturada às ocorrências.
Podem ser cadastrados, por exemplo, tratores, caminhões-pipa, brigadas locais e outras estruturas que, sob coordenação técnica do CBMMT, possam atuar de forma colaborativa em prol da proteção ambiental e da segurança da população. O sistema já está disponível. Para fazer o cadastro dos recursos, os interessados devem acessar o site do Sicraif.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, explicou que o sistema dá visibilidade ao apoio que já é prestado durante a temporada de incêndios florestais.
Na prática, quando uma equipe de militares é acionada para combater um incêndio em uma propriedade rural, muitos dos recursos locais são utilizados sob a coordenação da corporação.
“Nessa situação, o papel do Corpo de Bombeiros é coordenar esses recursos e aplicá-los da forma mais eficiente possível. No entanto, essa atuação só se tornava visível durante a operação. Após o controle do incêndio e a desmobilização do local, esses recursos deixavam de ser perceptíveis. Eles não ficavam registrados, tornando-se praticamente invisíveis. Nosso objetivo, agora, é mapear todos esses recursos de forma sistemática”, explicou o comandante.
Ainda segundo o tenente-coronel Marcondes, a adesão ao sistema não é obrigatória, mas é fortemente recomendada. Os participantes podem escolher quais recursos desejam disponibilizar sem comprometer toda a estrutura da propriedade.
Assim que cadastrados, eles recebem um selo de parceiro institucional, podendo identificar suas propriedades e equipamentos como colaboradores do combate aos incêndios florestais.