
Já está disponível o edital para a concessão BR-060/364/GO/MT, também conhecida como “Rota Agro”, trecho de Rondonópolis a Rio Verde (GO). O edital foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta sexta-feira (28) e o leilão está previsto para ocorrer em 14 de agosto.
Segundo a ANTT, o projeto, que abrange 490,065 km, representa um investimento superior a R$ 7 bilhões, contemplando ampliação de capacidade, melhorias operacionais e inovação tecnológica para garantir mais fluidez e segurança ao tráfego. O diretor da ANTT, Lucas Asfor, é o relator do processo.
O leilão está previsto para 14 de agosto de 2025, e o trecho concedido se estende do entroncamento da BR-060 com o contorno de Rio Verde (GO) até a entrada da BR-364 no contorno de Jataí (GO).
Além disso, engloba a BR-364/GO até a divisa com Mato Grosso e a BR-364/MT até a entrada da BR-163 em Rondonópolis, passando por pontos estratégicos como Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto do Araguaia (MT).
O A TRIBUNA já havia adiantado, em janeiro deste ano, que o edital seria lançado até maio e o leilão deveria ocorrer em agosto. Ao todo, o trecho tem 490,06 km de extensão. O investimento que a empresa vencedora do leilão deverá fazer será de R$ 4,28 bilhões, além de R$ 2,61 bilhões em custos operacionais.
Para exemplificar, nos investimentos estão previstas situações como as obras, recuperações, aquisições de equipamentos e afins, e nos custos operacionais estão os funcionários, ambulâncias, guinchos, entre outros.
O leilão prevê uma concessão de 30 anos, que pode ser prorrogada por mais 30, e será no modelo menor tarifa + curva de aporte. A estimativa é de que a concessão possa gerar 62 mil empregos diretos, indiretos e geração de renda incalculável, já que deve movimentar a economia de todos os municípios atendidos.
No trecho de 490,06 km de extensão entre Rondonópolis e Rio Verde, a concessão prevê a construção de 179,69 km de faixas adicionais, além de 45,62 km de duplicação.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Em Mato Grosso, de Alto Araguaia até Rondonópolis, serão somente 8,55 km duplicados e 97,01 km de faixas adicionais construídas. No documento obtido pela reportagem, não estão especificados quais os locais que serão atendidos com essas obras.
Também estão previstos 13,56 km de vias marginais construídas e 7,85 km de contornos. Um desses contornos, de pouco mais de 2 km, será feito em Alto Araguaia, com obra prevista para o 5º ano de concessão.
Também estão previstos 32 dispositivos (novos e remodelados), 4 passarelas de pedestres (novas e remodeladas), 11 travessias em nível e 2 paradas de descanso para caminhoneiros.
Tarifas
Estudos realizados para o projeto de concessão apontaram que o tráfego no trecho que será atendido pelo leilão é formado por 55% de veículos pesados e 45% de veículos leves.
Serão cinco praças de pedágio ao longo dos mais de 490 km de extensão leiloados, sendo duas delas em Mato Grosso.
Uma praça deve ficar no km 52 da BR-364, em Alto Araguaia, com tarifa inicial de R$ 13,47 e, a segunda, no km 133,4, já no município de Pedra Preta, com tarifa de R$ 16,93.
Sendo assim, um morador de Alto Araguaia que precisar se deslocar para Rondonópolis deve pagar, com um veículo de passeio, R$ 30,40 no trajeto. O valor para motocicletas ainda não foi informado, sendo que o valor do eixo deve ser o mesmo para carro de passeio.
Impacto
Conforme a ANTT, o impacto direto para o setor produtivo será expressivo, uma vez que a “Rota Agro” é um dos principais corredores logísticos para o escoamento de grãos, carnes e insumos agrícolas.
Com rodovias bem estruturadas, o tempo de transporte será reduzido, os custos logísticos cairão e a competitividade do agronegócio brasileiro será ampliada.
Edital e leilão
O edital de concessão está disponível no site da ANTT. Interessados poderão solicitar esclarecimentos entre os dias 31 de março e 14 de maio, com as respostas sendo divulgadas até 26 de junho.
Os envelopes com as propostas econômicas deverão ser entregues no dia 11 de agosto de 2025 na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, em São Paulo (SP). O leilão será realizado no mesmo local, no dia 14 de agosto, a partir das 14h.
A primeira colocada no certame deverá apresentar os documentos de qualificação até 22 de agosto, consolidando a próxima fase do processo de concessão.
Alexsandro esse leilão não é para beneficiar o cidadão nem empresas, servirá apenas a interesses outros…Esse é nosso país….!
Gostaria que todas esses concessões fossem apenas para empresas sem fins lucrativos… aí queria ver. Certamente aí as tarifas seriam 3,45…
Como é possível os órgãos fiscalizadores autorizarem a publicação do edital com essas condições?
Menos de 10% do trecho será duplicado e pouco mais de 35% com faixa adicional, sendo que este recurso ajuda a fluir o trânsito, mas não oferece segurança aos usuários da pista como seria em caso de duplicar.
E esse preço de pedágio para andar em pista simples?
Para fins de comparação, R$17 é o preço do pedágio nas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes em São Paulo; largas, duplicadas e monitoradas.
Me incomoda o fato de que uma vez autorizada esse concessão, só vamos voltar a discutir a duplicação dessa rodovia daqui 30 anos quando findar o contrato.