
O Governo de Mato Grosso lançou, neste mês, o serviço ‘Disque Extorsão contra Facções Criminosas’, que permite denúncias anônimas pelo telefone 181 ou pelo site da Secretaria de Segurança Pública (SESP).
A iniciativa faz parte do programa Tolerância Zero e tem o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado no estado. A nova ferramenta garante sigilo absoluto aos denunciantes e busca encorajar vítimas e testemunhas a colaborarem com as investigações.
Em Rondonópolis e região, o serviço tem um papel fundamental no enfrentamento de crimes como extorsões praticadas por facções criminosas.
O tenente-coronel Wanderson Silva Sá, comandante adjunto do 4º Comando Regional, reforçou a importância da ferramenta para a proteção de comerciantes, empresários e lojistas contra os grupos criminosos.
“O Disque Extorsão é um programa, uma ferramenta implantada pelo Governo do Estado, por meio do governador Mauro Mendes e da Secretaria de Segurança Pública, para receber denúncias, principalmente relacionadas às facções criminosas”, explicou o tenente-coronel.
Ele destacou que muitos comerciantes sofrem tentativas de extorsão de facções ou de grupos que se passam por facções para intimidar as vítimas e obter vantagens financeiras.
A central do 181 permite que qualquer cidadão faça uma denúncia sem precisar se identificar. Além do telefone, é possível registrar a ocorrência pelo site da SESP (sesp.mt.gov.br), acessando o ícone ‘E-denúncias’.
O governo reforça que nenhuma informação pessoal do denunciante será armazenada, garantindo total segurança para quem decide relatar atividades criminosas.
“Se você está sofrendo ameaça, extorsão ou conhece alguém que está passando por isso, denuncie. O Governo de Mato Grosso criou o Disque Extorsão, um canal de sigilo absoluto para que as pessoas possam fazer denúncias em segurança”, ressaltou o comunicado oficial do Governo do Estado.
Ainda segundo o tenente-coronel, um dos diferenciais do sistema é a proteção total da identidade do denunciante. “A pessoa que recebe a denúncia sequer terá acesso ao número do telefone do denunciante ou ao IP do microcomputador. Você terá o sigilo garantido”, afirmou.
A expectativa das autoridades é que o novo canal contribua para aumentar o número de denúncias e ampliar as investigações contra o crime organizado no estado.
Quanto mais informações forem coletadas, maior será a capacidade das forças de segurança para agir de forma eficaz e desarticular grupos criminosos.
O programa Tolerância Zero, do qual o Disque Extorsão faz parte, tem sido uma das principais estratégias do governo para reduzir índices de criminalidade em Mato Grosso. A iniciativa envolve ações coordenadas entre as polícias Civil, Militar e Federal, além de parcerias com o Ministério Público e a Justiça.