Moradores de Dom Aquino, Primavera do Leste e demais municípios localizados na região sudeste de Mato Grosso acompanham a movimentação de início das obras de construção de um novo terminal de cargas, que está sendo implantado pela Rumo desde o mês de outubro.
É o primeiro terminal que integra o projeto de expansão da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em execução com recursos 100% privados e com traçado de mais de 700 km de extensão, indo de Rondonópolis e Cuiabá até Lucas do Rio Verde, no médio-norte de Mato Grosso.
O novo terminal, com uma área de 2 milhões de metros quadrados, está localizado nas proximidades da BR-070, no território de Dom Aquino.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
O espaço fica quase no limite entre os municípios de Dom Aquino e Primavera do Leste e a expectativa é de que as obras impactem positivamente em muitas outras cidades vizinhas, além de trazer benefícios para diferentes setores econômicos locais.
“Esta iniciativa não só contribui para o desenvolvimento da atividade agrícola, com redução de custos logísticos para os produtores da região, como também melhora a segurança das rodovias ao reduzir significativamente o tráfego de caminhões pelas estradas. Há um aumento de eficiência na cadeia logística nacional e, consequentemente, da competitividade do setor”, destaca o gerente executivo de implantação de terminais da empresa, Walter Mancuso.
Com capacidade para escoar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, principalmente soja e milho, o novo terminal tem previsão de ser concluído no primeiro semestre de 2026, e vai garantir a conexão com a malha ferroviária nacional e a chegada dos produtos mato-grossenses ao Porto de Santos.
Além de escoar a produção agrícola, os trilhos vão permitir a chegada mais rápida de produtos e insumos de outras partes do Brasil para Mato Grosso.