O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou a campanha “Edificação Segura”, com o objetivo de incentivar empresas, comércios e instituições a regularizarem suas edificações de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico.
A intenção é orientar os responsáveis pelas edificações de pequeno e médio portes sobre a obtenção do Certificado de Segurança, que pode ser solicitado online pelo site do CBMMT.
A campanha oferece uma abordagem simplificada para edificações com menos de 750m² que não realizem atividades de risco.
Essas edificações podem obter o certificado por meio de um processo 100% online, sem a necessidade de projeto de engenharia ou vistoria prévia, com baixo custo na taxa de segurança. O certificado emitido é válido por um ano.
Durante a campanha, bombeiros militares visitarão locais com grande fluxo de empresas, para fornecer orientações sobre as medidas de segurança necessárias, como saídas, sinalização, iluminação de emergência e extintores.
Além disso, estão sendo afixados adesivos que possuem um qrcode que dá acesso a uma cartilha digital, a fim de proporcionar essas orientações de forma totalmente digital, por meio de uma ação sustentável.
Os adesivos estão fixados em locais públicos e privados com grande fluxo de pessoas.
O tenente-coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, diretor-adjunto da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), destaca a importância da campanha para desmistificar o processo de obtenção do certificado, tornando-o mais acessível e menos complexo do que muitos imaginam.
A expectativa é que prefeituras e Câmaras de Dirigentes Lojistas se juntem à campanha para ampliar seu alcance e efetividade.
“Ao esclarecer as etapas e requisitos, a campanha Edificação Segura ajuda a facilitar a compreensão sobre a importância de uma edificação que segue as normas de segurança e incentiva mais pessoas a buscarem o certificado”, pontua o tenente-coronel.
A campanha Edificação Segura prevê ainda a emissão de notificações digitais com um alerta às empresas sobre os prazos de validade dos alvarás e a necessidade de renovação.
“A DSCIP vai monitorar, de forma sistemática, os alvarás vigentes e vencidos e, consequentemente, vai emitir as notificações digitais através de e-mail e Whatsapp. Já as empresas consideradas de alto risco serão fiscalizadas de forma presencial”, concluiu.
O alerta emitido não apresentará nenhum tipo de boleto de cobrança ou pedido de pagamento de qualquer natureza.
Para mais informações, estão disponíveis os contatos de telefone (65) 9.8164-0364, ou e-mail [email protected].