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, 11 maio 2025
 
 

Rede estadual: Estudantes iniciam avaliações para aprimoramento personalizado do ensino da língua inglesa

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Até dezembro, as avaliações serão bimestrais com todos os estudantes da educação básica (Foto – Divulgação)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) deu início, no dia 1º de abril, ao processo de coleta de informações sobre o desempenho dos estudantes na disciplina de Língua Estrangeira.

A atividade, por meio de provas individuais, faz parte do Programa Mais Inglês Avalia, nova metodologia de avaliação do aprendizado do estudante que identificará o nível de fluência e será usada para o aprimoramento personalizado do ensino.

Até dezembro, as avaliações serão bimestrais com todos os estudantes da educação básica e usará tanto versões impressas quanto digitais, através de Chromebooks.

Já no Ensino Médio, o Mais Inglês Avalia irá compor avaliações digitais do progresso dos estudantes utilizando a Plataforma Mais Inglês e Mais Idiomas, além de avaliar o conhecimento adquirido com o material do Sistema Estruturado de Ensino.

O calendário de avaliações de inglês, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, segue o mesmo das demais provas realizadas para as disciplinas do Sistema Estruturado de Ensino e o professor usará os resultados dos testes como mais um mecanismo para composição de nota bimestral do estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que além de fornecer informações aos educadores sobre a eficácia de suas práticas em sala de aula, o Mais Inglês Avalia permite ajustes e melhorias contínuas no processo de ensino e aprendizagem.

Com os resultados das avaliações, é possível realizar a tomada de decisões relacionadas a currículo, métodos de ensino e intervenções específicas para melhorar o desempenho acadêmico.

O secretário destaca que para a Seduc é crucial que a avaliação na educação básica seja realizada de maneira justa, objetiva e alinhada aos objetivos educacionais, reconhecendo a diversidade de habilidades e talentos dos estudantes.

“Ao compreender as necessidades individuais dos estudantes por meio da avaliação diagnóstica, os educadores podem adaptar suas abordagens para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem”, explica Alan Porto.

 

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