Quem trafega com frequência pela BR-163, após o Governo de Mato Grosso assumir a administração da rodovia federal, já comemora os avanços das obras de duplicação realizadas no trecho entre Diamantino e Nova Mutum. A obra no valor de R$ 618 milhões vai garantir um trânsito mais seguro pela via.
O primeiro pacote de duplicação, que prevê 86 km de pista nova, já está sendo executado em cerca de 30 km. O trecho foi escolhido por equipe técnica após mapeamento de trechos com maior índice de acidentes na rodovia, principalmente colisão frontal. A obra foi lançada em julho do ano passado.
Caminhoneiro há mais de 20 anos, Antônio Sadi ressaltou a importância da rodovia para o escoamento de grãos e afirmou que a duplicação vai reduzir os riscos de acidentes.
“O escoamento do Brasil hoje praticamente é aqui de Mato Grosso. Então, para nós é um sonho muito grande a duplicação dessa BR aqui e sem contar os acidentes que vão diminuir bastante”, disse.
A duplicação facilitará o tráfego de veículos pesados, segundo o caminhoneiro Marcos Serafin. “Vai melhorar o fluxo de caminhões que é muito grande, porque não tem acostamento, e agora com a duplicação vai ficar ótimo e a tendência é só melhorar”, comentou.
Além da nova via, também é feita a recuperação da rodovia antiga, sinalizações e a construção de acostamentos, pontes e um canteiro central.
O Governo do Estado também autorizou a licitação para a duplicação de segundo trecho de 80 quilômetros da BR-163, entre Nova Mutum a Lucas do Rio Verde. A obra está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2024, com investimento de R$ 650 milhões.
Para Claudinéia Ribeiro, que é de uma família de caminhoneiros e mora na região, a duplicação da BR-163 refletirá em mais segurança.
“Para nós, é motivo de muita alegria saber que vai sair essa obra agora, porque é importante que a nossa família chegue com segurança em casa, então para nós é motivo de muita alegria”, afirmou.
Em dezembro, o tráfego em parte da via antiga foi desviado para obras de recuperação e os motoristas têm que seguir por um trecho de 5 km da via recém-construída, ao lado da via.