Vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município (Foto – Divulgação)

Com a procura ainda baixa pelas doses de reforço, Rondonópolis anunciou que inicia hoje (22) a vacinação de quarta dose para pessoas com mais de 40 anos contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do Município. Podem receber a quarta dose quem já tomou a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Conforme indicação do Ministério da Saúde, a quarta dose pode ser administrada com os imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, independente do tipo de vacina tomada nas doses anteriores.

O esquema vacinal para quem tomou a primeira e segunda dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer é igual com a terceira dose aplicada depois de quatro meses da segunda e a quarta após quatro meses da terceira. Em todos os casos, a vacina utilizada para quarta dose pode ser qualquer uma das três: Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

O esquema vacinal muda somente para quem tomou a dose única do imunizante da Janssen. Neste caso a dose de reforço (segunda dose) é aplicada após dois meses da dose única, podendo ser utilizadas as vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Já a terceira dose (segunda dose de reforço) será aplicada depois de quatro meses da segunda dose e também poderão ser utilizadas as vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Com o aumento de casos de Covid-19 na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a ressaltar a importância da vacinação com todas as doses indicadas pelo Ministério da Saúde.

Dados da vacinação contra a Covid-19 em Rondonópolis, até a semana passada, mostram que 58,75% das pessoas com mais de 18 anos ainda não tomaram a dose de reforço, ou seja, 75.268 pessoas com mais de 18 anos estão com o esquema vacinal incompleto, sem doses de reforço.

Para quem não se vacinou ou está com o esquema atrasado, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que esse público pode procurar uma unidade básica de saúde. Para crianças entre cinco e 11 anos estão disponíveis primeiras e segundas doses.

Para adolescentes e adultos, com idade compreendida entre 12 e 39 anos, estão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses dos imunizantes. Para pessoas com 40 anos ou mais, estão disponíveis primeira, segunda, terceira e quarta doses.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Pessoas de todas as idades com comorbidades e imunossuprimidos que ainda não se imunizaram também podem procurar uma unidade de saúde para todas as doses.

A Secretaria de Saúde orientou ainda que maiores de 12 anos podem tomar a vacina da Influenza e da Covid-19 no mesmo dia, sem precisar dar intervalos entre elas.

Já as crianças menores de 11 anos devem respeitar um intervalo de 15 dias entre a vacina da Influenza e a da Covid-19. Pessoas com sintomas de gripe e Covid-19 e com febre não podem se vacinar.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Muitas pessoas deixam de tomar a vacina devido ao horário comercial dos psf e que também nesses horários ,as pessoas também trabalham. Uma sugestão a SMS: cada semana um psf prolonga o funcionamento até às 19 horas com a vacinação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui