DESCASO DA CODER I
A leitora do A TRIBUNA, Maria de Lourdes Nunes Matos, está, cobrando, mais uma vez, que a Coder tome providência e troque a tampa de um bueiro que está danificada na esquina da Avenida Rui Barbosa com a Rua Pedro Ferrer. A coluna “Tópicos” já trouxe a reclamação da moradora que cobrava a troca da tampa no início do mês de agosto.
DESCASO DA CODER II
De lá para cá, mais um pedido foi feito junto a Coder, que repassou um novo número de protocolo à moradora, mas não realizou o serviço até o momento. É um descaso diante da população preocupada com um incidente que pode ocorrer em função do bueiro aberto. Lembrando que o whatsapp (66) 99957-5513, é um canal à disposição dos nossos leitores para qualquer contato com o A TRIBUNA.
LOCALIZADA EM ROO I
A Força Tática localizou, em Rondonópolis, uma menor que estava desaparecida desde terça-feira (3). A adolescente é moradora de Diamantino. Ela foi encontrada em um posto de combustível em Rondonópolis nesta sexta-feira (5). Aos policiais, ela contou que o suspeito a abordou na frente sua residência e pediu para que fosse embora com ele. Ao se negar, o suspeito a teria ameaçado de morte e a obrigado a pegar suas roupas e entrar no carro com ele.
LOCALIZADA EM ROO II
Conforme consta o boletim de ocorrência, a adolescente relatou que no caminho ela teria sido violentada pelo homem e deixada na madrugada desta sexta-feira, por volta das 3h45, em Rondonópolis, nas proximidades da ponte sobre o Rio Vermelho na Avenida Otaviano Muniz. Ela ainda contou aos policiais que não sabe o nome do suspeito e nem o modelo do carro, apenas que este seria de cor preta. Diante dos fatos, a menor foi entregue ao Conselho Tutelar.
PRÊMIO LITERATURA MT I
O resultado preliminar de seleção do edital Prêmio Literatura Mato Grosso foi publicado, nesta quinta-feira (5), no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A seleção pública é promovida com recursos da Lei Paulo Gustavo e contempla a reimpressão ou reedição de obras literárias de autores mato-grossenses. Na lista preliminar estão 14 livros distribuídos nas categorias de contos, crônicas, romance, poesia, juvenil e infantil. Cada projeto selecionado vai receber R$ 50 mil para renovação de exemplares.
PRÊMIO LITERATURA MT II
Além da relevância cultural e critérios sociais, econômicos e territoriais, o processo de seleção considerou a distribuição de vagas por grupos sociais historicamente excluídos, como mulheres e pessoas negras. Os autores selecionados são de vários municípios do Estado, como Alto Araguaia, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, e outros.
PALESTRAS SETEMBRO AMARELO I
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, neste mês de setembro, palestras e rodas de conversa pelo VII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio. A programação será online e contará com ações nos dias 13, 20 e 23 de setembro, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo, que busca discutir medidas de prevenção ao suicídio.
PALESTRAS SETEMBRO AMARELO II
As inscrições podem ser realizadas pelo site da SES/MT. Com o tema “Valorização da Vida com Equidade de Direitos”, o evento tem o objetivo de promover diálogos intersetoriais e fortalecer iniciativas que priorizam o bem-estar e a saúde mental da população, em especial as que se encontram em vulnerabilidade social. A programação virtual conta com palestras e rodas de conversa que irão tratar da saúde da população LGBTQIA+, população negra e indígena.
PALESTRAS SETEMBRO AMARELO III
O encontro é realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES em parceria com a Escola de Saúde Pública. A proposta é discutir a importância do trabalho intersetorial na construção de políticas públicas para o enfrentamento ao suicídio.