LIBERAÇÃO DE ESTRADA I
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães, notificou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para que mantenha o tráfego normal na Rodovia MT-251 durante o 37º Festival de Inverno, que começou nesta sexta-feira (19) e vai até o dia 4 de agosto. Entretanto, devem ser adotadas medidas de gestão de risco, monitoramento contínuo, sinalização adequada e vistorias periódicas.
LIBERAÇÃO DE ESTRADA II
O promotor de Justiça, Leandro Volochko, destaca que foram instaladas redes de contenção e apara na encosta, bem como realizada a remoção de blocos instáveis. Além disso, segundo ele, a região não está mais sob efeito do período de chuvas, que influenciavam para o aumento do risco da queda de blocos, e, ainda, que não há notícias de novos rolamentos de pedras ou blocos, tornando, portanto, o trânsito de veículos mais seguro.
ESTADO MANTÉM PARE E SIGA
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou ao Ministério Público, nesta sexta-feira (19), que o trânsito no trecho do Portão do Inferno na MT-251 continuará funcionando no sistema de pare e siga nos próximos dias. O sistema será mantido, conforme a pasta, devido a impossibilidade técnica de garantir uma gestão de risco efetiva com a passagem totalmente liberada. A resposta leva em conta que um relatório técnico do próprio Ministério Público é contra a retirada do sistema.
SITUAÇÃO VERGONHOSA
Leitores do A TRIBUNA que moram na Vila Salmen estão pedindo ajuda do poder público. O problema é uma água com mau cheiro que desce da Vila Militar e chega a várias ruas do bairro. Os moradores não sabem informar se seria água servida ou outro tipo de descarte, mas a situação, segundo eles, está “vergonhosa”. “Já tentamos várias vezes resolver com a prefeitura e com o Sanear e nada. Precisamos de ajuda”, desabafou uma moradora.
VAGAS REMANESCENTES
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) publicou um edital de convocação de matrícula para o preenchimento vagas remanescentes do processo seletivo do curso Especialização Gestão no Agronegócio. O edital oferta 42 vagas para serem preenchidas, conforme a quantidade de vagas disponibilizadas para os polos de Cuiabá, Pedra Preta, Primavera do Leste, Sapezal e Sorriso. As inscrições devem ser realizadas até 21 de julho. Em caso de dúvidas, envie e-mail para: [email protected]
CIDADE MAIS VIOLENTA DE MT I
Após a publicação do 18º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, que coloca Sorriso como a 4ª cidade mais violenta do Brasil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso divulgou que dados do Observatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam que 90% dos casos de homicídio no ano passado, em Sorriso, envolveram pessoas ligadas às organizações criminosas, ou seja, de um total de 81 casos, em 2023, 73 foram de pessoas com passagens criminais.
CIDADE MAIS VIOLENTA DE MT II
Desses 73 homicídios, 58 foram de faccionados contra faccionados. As outras 15 mortes ocorreram porque os criminosos confrontaram as forças de segurança. Ainda de acordo com o Observatório, 8 vítimas de homicídio não possuíam nenhuma passagem criminal. A Sesp/MT ainda reforçou que somente em 2023 foram realizadas 18 operações policiais em Sorriso, com objetivo de combater as facções e reduzir a violência na cidade.
APAGÃO CIBERNÉTICO I
O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira (19) pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike afetou algumas empresas brasileiras, em especial do setor aeroportuário e bancário. A empresa norte-americana divulgou uma nota na qual assume a responsabilidade pelo apagão que afetou diversas empresas e serviços em diversos países pelo mundo a fora. De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, o problema foi “identificado, isolado e uma correção foi implantada”.
APAGÃO CIBERNÉTICO II
O incidente decorreu, segundo a empresa, de uma atualização de conteúdo para computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft, relacionados ao sensor Falcon. Em consequência, o computador trava e aparece a chamada “tela azul da morte”, que indica que há problemas com o computador.